Porque Deus permite o Diabo tocar nos seus !

Texto base: 1 João 5.18 ; Jó 1.6-12

Temos motivos de sobra para acreditar que Deus é o nosso guarda; o salmo 121 diz que o senhor é o nosso guarda, que ele não dorme,  ele não cochila, ele não pisca os olhos, a bíblia diz que o senhor está do seu lado como a sua sombra e que de dia ele te guarda e a noite também, o salmista continua dizendo que o senhor guardará a sua entrada e a sua saída e que Ele te guardará de todo o mal.
A bíblia continua dizendo que aquele que habita no esconderijo do Altssímo a sombra do onipotente descansará,  e que se Deus é por nós quem será contra nós? Isaías 43.13 - Ainda antes que houvesse dia, eu era e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu quem impedirá?
Deus nos guarda porque somos templo do Espírito Santo;Deus envia os seus anjos para nos guardar, o salmo 91.11- porque aos seus anjos dará ordem ao seu respeito para que te guardem em todos os seus caminhos; Deus também nos guarda porque temos promessas de Deus em nossa vida, e quem tem promessa morre! Mas só depois de ver se cumprir todas as promessas de Deus na sua vida!
Como vimos temos motivos de sobra para saber que Deus nos guarda, e o texto base de 1 João 5.18-  diz claramente que Deus nos guarda e o maligno não toca!
Mas o outro texto de Jó 1.6-12, vemos claramente satanás com autorização para tocar em Jó.
Aparece neste momento uma pergunta ( se Deus nos protege, porque permitiu que o diabo tocasse em Jó?) e nasce um paradoxo, a bíblia parece por alguns instantes se contradizer. Mas nós sabemos que a bíblia é a inerrante e infalivel palavra de Deus e o que acontece aqui é que um texto apenas explica o outro.
Quando Jão diz na sua epístola que Deus nos guarda e o Diabo não nos toca isso é a mais absoluta verdade, para que o diabo toque em um servo de Deus ele precisa da autorização de Deus, e nós vemos isto acontecendo com clareza em jó 1. 6-12. E neste texto eu aprendo que o diabo é mais obediente do que muito crente que tem por aí, que Deus manda fazer uma coisa e le faz outra, Deus manda andar, e ele para, Deus manda parar e ele quer andar, o diabo é obediente a Deus:
·         Pediu permição para tocar em Jó.
·         Quando jesus encontrou o endemininhado gadareno os espíritos imundos que estavão nele disseram: ordena-nos ir para aquela manada de porcos e assim faremos.
·         na tentação de Jesus no deserto em (Mateus 4.10,11) Jesus disse: Porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás vai-te satanás. ( E ele teve que partir)
·         em Zacarias 3- o Anjo do Senhor apareceu para Satanás diante de Josué e disse saí satanás por que este é para mim um tisão tirado do fogo.
Quando Deus manda o diabo tem que obedecer.
Eu vejo Deus tentando avisar a satanás olha não se mete com Jó não. Você está vendo ele, é reto, integro, temente a Deus, homem, de oração, ele santifica a sua casa. Vai incará? Como o diabo é burro ele encarou, e aqui eu respondo a pergunta que nào quer calar, (Porque Deus permite o diabo tocar nos seus? )
·         Para lhe aperfeiçoar
·         Para lhe mostrar quem é quem que está ao seu lado
·         para humilhar o diabo
·         para te abençoar e restituir tudo o que você perdeu em dobro.
Meu caro Irmão nada acontece por acaso, e nada acontece sem o concentimento de Deus, eu quero que você saiba que se Deus permitiu que o mau chegace até você, é porque ele tem provisão pra sua vida; se ele permitiu que a luz se apagase pra você, é porque ele quer ser a sua luz da sua vida.
Em tudo daí glória, porque em meio a sua advercidade Deus está te moldando lhe tornando um homem ou uma mulher melhor e mais forte, mais experiente e que encherga além das advercidades.

Comentários

  1. DEUS QUE TE ABENÇOE MEU IRMÃO, DEUS NOS DEU ESTA FERRAMENTA PARA NÓS PREGAR O EVANGELHO DO DEUS ALTÍSSIMO. OBRIGADO PELA EXPLICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Eu peço oração meu nome é Charles Lucena

    ResponderExcluir
  3. Fo ai ,que entendi Porque se ando em pecado sou punido -mas se andar em Santidade tambem sou ? Como Deus disse no cap 2:vers,3 (No entanto vocé me convenceu,e eu o deixei desgraçar a vida de jó,) Se Jó era temente a Deus não dava brecha para satanas agir na vida dele Porque Deus permitiu? E claro que e eu que tenho que prestar conta com ele -Não ele me dar alguma explicação Que Deus abençõe a vida de vocés

    ResponderExcluir
  4. Fo ai ,que entendi Porque se ando em pecado sou punido -mas se andar em Santidade tambem sou ? Como Deus disse no cap 2:vers,3 (No entanto vocé me convenceu,e eu o deixei desgraçar a vida de jó,) Se Jó era temente a Deus não dava brecha para satanas agir na vida dele Porque Deus permitiu? E claro que e eu que tenho que prestar conta com ele -Não ele me dar alguma explicação Que Deus abençõe a vida de vocés

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, creio que a resposta à sua dúvida está em Jó 42.5: "Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem".

      Creio firmemente que Deus permitiu ao diabo tocar em Jó para aperfeiçoar a fé deste (Jó).

      Lembre-se que: "Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus...".

      Sendo assim, o sofrimento de Jó, a meu ver, contribuiu para que ele tivesse uma maior compreensão de quem É Deus.

      Logo no início do livro diz que Jó era reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

      Portanto o seu sofrimento não teve nada a ver com castigo.

      Muitos teólogos dizem que Deus permitiu a satanás tocar em Jó para provar alguma coisa a ele. Quem é o diabo para que Deus precise mostrar alguma coisa a ele? O diabo está condenado. Será que Deus precisa se importar tanto com a opinião dele?

      Passei por uma situação que me permitiu ver o amor de Deus manifestado em Seu castigo a mim. "Eu repreendo e castigo a todos quantos amo...". Eu precisava ser disciplinado por Deus a fim de voltar ao caminho certo.

      Vi no que me aconteceu um duplo propósito de Deus:

      1 - Ele me castigou para que eu voltasse à razão e O buscasse;
      2 - Ele me mostrou o Seu cuidado com a minha alma (foi melhor Ele me castigar do que permitir que eu morresse sem salvação). Ou seja: agora eu vejo o sofrimento como uma demonstração de Seu amor.

      Creio que nada aconteça sem a permissão de Deus.

      Satanás teve que pedir permissão a Deus para tocar em Jó. Deus permitiu.

      Permitiu pois tinha um propósito maior na vida de Jó (levá-lo a uma intimidade, a um conhecimento de Deus - e não provar nada ao diabo como uns dizem).

      Como eu citei acima, a bíblia diz que TODAS AS COISAS CONTRIBUEM PAR O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS. TODAS E NÃO ALGUMAS.

      Sendo assim, se eu estou (ou nós estamos) passando por alguma situação ruim, Deus vai fazer com que essa situação ruim contribua para o nosso bem. E ponto final.

      Excluir
  5. Sentir o diabo tocar em mim , mi pegou di um jeito😔

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto