quinta-feira, 23 de julho de 2009

Naturezas em conflito




Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. (Rm. 7.19).


Por que depois da conversão temos a impressão de que a luta espiritual aumenta? Por que pessoas convertidas sentem vontade de praticar o mal? É possível harmonizar o que sabemos que devemos fazer com aquilo que realmente desejamos praticar? O próprio apóstolo Paulo não conseguia viver à altura dos princípios que conhecia. Por vezes sentia como que se dentro dele, existissem duas pessoas que lutavam entre si para assumir o controle de sua vida. Em varias ocasiões ele pensou que talvez não estivesse convertido. Ele descreve essa luta na carta que escreveu aos Romanos: Porque o que faço não o aprovo, pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço... Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? (Rm 7:15-24).

Muitas vezes ouvimos a pergunta: pastor, eu acho que não estou convertido. Constantemente sinto vontade de pecar. A minha vida é um permanente conflito. Quero servir a Jesus, mas ao mesmo tempo sinto vontade de fazer coisas erradas. Tem solução para mim? Por alguma razão, temos a idéia de que no momento da conversão a nossa luta acaba e que a partir desse momento, não pecaremos mais; seremos perfeitos, no sentido de ser exemplo de vida para outros. Mas por que é que a partir do momento que nos entregamos a Cristo a nossa luta se torna maior e o conflito aumenta?

Precisamos entender o que acontece no momento da conversão. Muitos têm a idéia de que na hora da conversão Deus tira de nós a natureza pecaminosa e a joga fora para sempre, colocando em substituição a nova natureza que gosta de obedecer e amar. Seria maravilhoso se fosse assim, já que nunca mais teríamos vontade de pecar. A fonte da "concupiscência e das paixões deste mundo" não existiria mais. Infelizmente não é assim que sucedem as coisas. Ao converter-nos, Deus coloca dentro de nós uma nova natureza, a natureza de Cristo. Mas o que acontece com a velha natureza pecaminosa? Ela não sai como muitos imaginam, fica ali, agonizante. Aquela parte que existe dentro de nós que gosta de pecar, foi esmagada e mortalmente ferida. Depois da conversão passamos a ser pessoas com duas naturezas: a natureza de Cristo, nova, recém-implantada e a velha natureza pecaminosa, "esmagada e mortalmente ferida" que continua dentro de nós. O ideal seria que a velha natureza permanecesse sempre "mortalmente ferida". Mas essa situação não é definitiva; é circunstancial. Na primeira oportunidade que receber alimento, ela ressuscitará; e se continuar sendo alimentada, ela recuperará completamente as forças e lutará para expulsar de nossa vida a nova natureza.É por isso que depois da conversão a luta aumenta. O homem sem Cristo tem uma só natureza, a natureza com que nasceu e essa natureza faz as coisas erradas na hora que deseja. Não existe ninguém para se opor. Não existe luta, não há conflito. Mas a partir do momento que você entregou sua vida a Cristo, você experimentou o milagre da conversão, tem agora uma nova natureza e ela se opõe à velha. Por isso, a vida da pessoa não convertida, pode parecer mais leve. Ele só tem uma natureza e ela assume o controle da vida, não tem oposição. Mas logo depois da conversão, quando o homem pensa que a velha natureza foi embora, descobre que ela continua dentro e o conflito começa. São duas naturezas e as duas estão lutando. Paulo conseguiu entender este conflito quando escreveu: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o espírito para as coisas do espírito... Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele (Rm 8:5-9).

As duas naturezas estão em luta, uma delas vencerá, uma delas assumirá o controle completo de sua vida, uma delas sobreviverá e a outra morrerá. Qual delas será a vitoriosa? Isso vai depender de sua decisão. Só uma das naturezas poderá assumir por completo o domínio de sua vida, e sem dúvida será aquela que for melhor alimentada. Ocorre que os indivíduos, geralmente, alimentam mais a natureza pecaminosa e esta é a causa de nosso fracasso constante, mesmo depois de nossa conversão. Deus realizou em nós o milagre da conversão, implantou em nosso coração a nova natureza, mas não cuidamos dela, não a alimentamos e em conseqüência a velha natureza está sempre tomando o controle de nossa vida.

A nossa vitória e em conseqüência, a nossa felicidade na vida cristã, depende de como alimentamos a natureza de Cristo e matamos de fome a outra. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências(Gl 5:24). Temos que manter nossa velha natureza pregada na cruz. Enquanto estivermos neste mundo, não há modo de nos livrarmos da natureza velha completamente. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fl 4:8). Ele está falando do alimento da nova natureza. Ele tinha descoberto finalmente o segredo da vida vitoriosa. Ele não alimentava mais a velha natureza. A natureza de Cristo tinha assumido agora o controle de sua vida. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus.(Gl 2:20).

Cristo garantiu a sua vitória na cruz. Nos momentos em que você acha que todo mundo o abandonou, que você nunca conseguirá, que você é um fracasso completo, lembre-se de que Ele está aí, amando-o, perdoando-o, sustentando-o.

Monte Sinai, oficina de Deus.



O objetivo dessa ministração é trazer entendimento sobre o processo que se desenvolve entre a promessa feita e a conquista dela.
Deus não pode nos promover a um nível de incapacidade
Sim, com raras exceções, quando recebemos uma promessa geralmente estamos longe da estrutura adequada para herdá-la.
Não há duvida que dependendo da envergadura da promessa, precisamos percorrer um grande caminho. Foi assim com José, Davi, e muitos que receberam promessas.
Podemos afirmar que tudo depende da determinação de cada um em prosseguir ao alvo, e isso, pelo caminho que Deus estabelecer para cada um de nós.O Apóstolo Paulo diz: ...”E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos”. Gálatas 6:9
A dura tarefa de reprogramação da mentalidade escrava
Quero começar com uma pergunta: ...de onde você saiu?Sim, ninguém nasce com o espírito excelente, medíocre ou miserável. Eu não creio que a excelência é acidental.
Na verdade cada um de nós foi condicionado a ter o comportamento que temos. Alguns por exemplos que teve durante a vida, outros, por circunstâncias,outros por influencias ou tudo junto.
Seja como for, Deus é poderoso para fazer de cada um de nos um vaso novo, segundo o seu querer.
Agora, você há de convir que: “é mais fácil construir um menino do que consertar um homem feito”.Creio que pensando nisso, Jesus declarou: “Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança não entrará nele” Lucas 18:17 .
Vamos tomar o exemplo de Moisés e o povo de Israel
Para quem pensa que “o grande trabalho de Moisés” era retirar aquele grande povo da escravidão, do poder de Faraó, está muito enganado. Com certeza a maior tarefa era transacionar a mente condicionada de um povo escravo, em uma mente livre e submissa. “isso é quase um paradoxo”.
Talvez esse seja o exemplo mais claro para os pastores que lutam em seu ministério.Você, pastor ou líder ganhou almas para Jesus?... Parabéns! Mas, o trabalho está só começando. Na verdade, o tempo de deserto ao qual Moisés foi submetido não foi para lhe capacitar à voltar ao Egito, Não! Foi para construir um homem capaz de guiar e trabalhar um povo no deserto, “alias, diga-se de passagem, o mesmo lugar onde teve seu encontro com Deus”.
Vamos cavar um pouco mais!
Moisés um homem construído desde seu nascimento
Moisés viveu 120 anos, vamos fazer as contas
40 anos no Egito, aprendendo os protocolos da Nobreza
40 anos no deserto perdendo a arrogância adquirida e aprendendo como sobreviver em terreno hostil.
40 anos executando a tarefa, crescendo no exercício do ministério.
É isso mesmo, Deus é um Deus de propósito, ele preparou Moisés desde o começo para executar essa grande obra.
Deus está preparando você, trabalhando em sua estrutura, te animando com promessas.
E quando o vaso resiste?
Sabe o que atrasa a obra?Material difícil de trabalhar.
Sim, gente que pensa está pronta, e corre para fazer as coisas de seu modo.Até mesmo Moisés quis fazer as coisas do seu jeito, creio que ele tinha a promessa em seu coração, mas como muitos de nos, não suportava esperar a “demora de Deus”
É assim que você é?Cansa-se de esperar e manda vê?
Na vida de Moisés tudo parecia estar acabado, pastor de ovelhas, morador do deserto, longe de tudo e de todos, mas, em meio a esse isolamento, Deus estava construindo características fundamentais para a missão, ”Paciência e Mansidão”.O problema das conquistas sem base para sustentar
Muitos obreiros ganham dezenas de perdidos para o Senhor, mas quando os perdidos tomam consciência do caráter de alguns obreiros, fogem deles.Esses obreiros são guerreiros, Deus os ama; oram, evangelizam, mas não entendem nada sobre paternidade.
Tivemos uma grande prova em nossa igreja, alguns eram exímios evangelistas, mas não conseguiam fazer discípulos de verdade, outros eram excelentes discipuladores, mas não tinham a habilidade para ganhar o perdido.
Graças a Deus pela unidade do corpo, Deus nos fez ver que podemos crescer usando o que cada um tem de melhor.
Lugares de confrontos- Tratamento espiritual em territórios físicos
Hoje gostaria de destacar algumas coisas que aconteceram naquele lugar de encontro com Deus.

Certa vez li que a vida tem dois instrutores: ”um se chama Sabedoria, outro conseqüência”, Deus sempre nos convida à restauração pelo novo entendimento, mas, não são poucas as vezes que precisa usar a dor das conseqüências.
Muitos homens e mulheres na bíblia tiveram um encontro especial com Deus. Nesses encontros podemos ver nitidamente que Deus sempre escolheu lugares físicos para servir de memorial para mudanças espirituais e históricas.
Deus escolheu Moriá para marcar e deixar registrada a fidelidade de Abraão;
Deus escolheu Peniel para trabalhar o caráter de Jacó;
Deus escolheu o Egito para formar o caráter de José;
Deus escolheu o Carmelo para uma decisão nacional;

Um desses lugares “favoritos” de Deus e o Monte Sinai, lá Deus tratou Moisés, lá Deus doutrinou Israel, lá Deus renovou Elias
Um dos versículos que marcou o Sinai como ponto de encontro foi Êxodo 3:12 .
Verso 12: E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.
Sim, Deus Escolheu o monte Sinai como o lugar físico para uma reforma espiritual, mental e “almática” no povo de Israel.
O Monte Sinai seria a oficina de Deus para construir de uma matéria prima difícil, uma nação livre e submissa.
Veja algumas lições importantes do Sinai:
Lugar de transição de valores, dos milagres para os princípios.

Sim, até chegar ao Sinai Deus guiou seu povo por milagres, mas ao chegar no Sinai, Deus iniciou o processo para que andassem por princípios. ( A Lei ).Nós, muitas vezes precisamos de milagres, mas não podemos depender deles para sermos fiéis. Os princípios de Deus precisam ser valores inegociáveis para o governo da nossa vida, ministério e igreja
O lugar onde Deus testa nossa fidelidade.
Moisés apaixonado por Deus se recusava ir adiante, sem a presença Dele;
O povo ao contrário, desde que chegassem onde queriam, seu deus poderia ser qualquer um, até um bezerro.
O lugar onde recebemos a estratégia de Deus.
Foi no monte de Deus que Jetro sogro de Moisés, veio encontrá-lo e ensinar uma nova estratégia para cuidar do rebanho.
O lugar onde nosso compromisso com a casa de Deus é testada.
Foi no Sinai onde Moisés recusou a Deus para destruir o povo e fazer dele uma nova Nação.Essa fidelidade de Moisés ficou registrada e n mesmo Sinai Deus declara a Arão e Miriã, que Moisés era fiel a toda sua casa.
Conclusão
Você jamais estará pronto até amar aquilo que Deus ama!A igreja não é um trampolim para fama, riquezas, poder ou qualquer outro deseja da carne, a igreja é a casa de Deus, e nos estamos no processo de libertação e aperfeiçoamento.
Shalon!!

Minha esperança está no Senhor.



Salmo 39.7- Agora , pois, Senhor , que espero eu ? A minha esperança está em ti .

O salmo 39 é uma suplica, oração creditada ao rei Davi escrita ao cantor –mor Jedutum,em meio a sua suplica Davi faz uso desta frase que me chama a atenção ! ( A minha Esperança está em Ti. )
Davi acaba de declarar que em tempos difícieis, em tempos de crise, em tempos trabalhosos, devemos manter nossa esperança no Senhor !
O que é esperança? O Dicionário Brasileiro o globo diz que esperança é o ato de esperar algo com expectativa e confiança .
E baseado nisto eu quero lhe dizer que existem vários tipos de esperança: Esperança na política, no dinheiro, em imagens, objetos, pessoas, em simpatias, videntes , cartomantes, exotéricos, astrólogos, no seu próprio intelecto, no seu dons , na mega Sena, no bingo, no jogo do Bicho...
Esperança natural e a sobrenatural;
Natural : Todo homem tem de se formar , de adquirir uma casa própria, um carro, algumas viagens quem sabe.
Sobrenatural: você crê que um dia iremos alcançar a perfeição, que vamos ser eternos, e vamos ver Jesus como ele é , e que vamos morar no céu!
Pv. 14.32- pela sua malícia será lançado fará o ímpio; (Natural) mas o justo até na sua morte tem esperança ( sobrenatural)
Pv. 26.12- Tens visto um homem sábio ao seus próprios olhos, maior esperança há em um tolo do que nele!
São homens que a sua esperança não está em Deus
Ezequiel 37.11.b- nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança.
Quando a sua esperança em Deus acaba tudo fica seco.
A nossa esperança não está na política, na economia , na polícia, e nem nos médicos apesar de precisarmos deles, mas a nossa esperança ela está sobretudo em Deus!
Não me importa o que eles dizem a ultima palavra é do Senhor!
Rm. 5.3- Diz que a tribulação produz a paciência, a paciência produz experiência , a experiência produz a Esperança ! Que não traz confusão porque o amor de Deus está derramado em nossos corações.
( Tenha esperança!)
Sabe porque a bíblia foi escrita? Para que você tenha esperança ! Rm.15.4- porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança.
Esperança é a perseverante confiança em Deus ! Confie em Deus por que ele pode mudar a sua história!!!

Nunca deixe de Sonhar!!



Texto base: Gn 37. 5-19

Augusto Cury: Os sonhos são como a semente de uma flor nos terrenos da inteligência, e crescem nos vales secretos da mente humana.

Mater Luter King: disse: eu tenho um sonho !!
Os sonhos inspiram o poeta, animam o escritor, arrebata o estudante, abre a inteligência dos cientistas e dão ousadia ao líder.
Existem dois tipos de Sonhos : Acordado e Dormindo.

Sonhos dormindo: São pequenos filmes que resgatam lembranças do passado dando novas cores e sabores ao presente, ou são provocados pelo nosso estado mental e até mesmo devido a má alimentação.

Sonhos acordado: Quando esperimentamos a dor, aflição, o amor ou fortes emoções e atravéz delas você sonha acordado !

Lutero, Savonarola, Sporgeon, Jhon wesley, Witfild, Carl Back, Davi, Moisés, Paulo, os pais da igreja ( Todos foram grandes sonhadores!!
Todos os grandes homens que colaboraram significativamente para a mudança na história, foram grandes sonhadores !!!

A criança e o sábio
Uma criança perguntou para o sábio:
Qual é o tamanho do universo?
O sábio respondeu é do tamanho do seu mundo.
A criança perguntou novamente:
Qual é o tamanho do meu mundo ?
O sábio respondeu:
O seu mundo é do tamanho dos seus sonhos !!!

( Se você sonha grande seu mundo é grande, mas se você sonha pequeno seu mundo é pequeno).
Se a sua visão é diminuta mediucre isso reflete no seu estado de vida!!
Se a sua visão é pequena você será pequeno, mas se a sua visão for grande você será grande!!
Nenhum homem jamais alcança além dos seus sonhos!
Deixar de Sonhar é deixar de viver ! Se você já deixou de sonhar, você está prestes a ser sepultado vivo.
Os sonhos regam a axistência com sentido!
‘’Sonhar não é uma opção, sonhar é uma questão de sobrevivência!’’
‘’Ninguém vive com consistência a sua existência sem sonhar !’’
‘’ Os sonhos transformam os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos trasformam os reis em miseráveis !’’
‘’ Só sonha quem crê no poder de Deus para transformar a sua vida !! ‘’
Todas as grandes mudanças na sociedade, no campo político,social, tecnológico,teológico, espiritual e emocional foram feitas pelos grandes sonhadores .
‘’ Você é do tamanho dos seus sonhos ‘’
Sonha grande porque o seu Deus é grande !!!
Tudo o que existe foi criado 2 vezes; 1- na mente e 2- na prática.
Ou seja primeiro alguém sonhou, pensou, imaginou e projetou e só depois em um segundo instante veio a axistir.
Abraão= 1 olha para as estrelas, olha para terra ( figura na mente)
2- Assim será a sua descendencia.( prática)

José sonhou com feiches, sol e lua 1-( figura na mente)
2- Ele se tornou governador do egito ( na prática)
Por que é que Deus inspira os seus filhos a terem sonhos ?
Deus usa sonhos exepcionais para lhe dar objetivos na vida.
E só tem objetivo na vida quem sonha os sonhos de Deus na terra!

* Fique atento por que o diabo vai tentar te fazer desistir dos seus sonhos.
( Crer e sonhar) são duas coisas que caminham juntas.

Se você ja perdeu a esperança e não sabe por onde começar a sonhar eu vou te judar: comece a sonhar grande c/ a Igreja, coma cidade, com a família, com o casamento, com filhos, com o futuro.
Hc. 2.2- '' O sonho tem que ser registrado ''
Escreve, desenhe, projete o seu sonho!!!

Pare com esse pensamento pequeno; '' eu tenho uma casinha, trabalho em um empreguinho, tenho uma garaginha, ando em um carrinho que se não pegar os irmão dá uma empurradinha, viu meu Jesusinho, HOOOO visão desgraçadinha !!!

SONHE GRANDE PORQUE O SEU DEUS È GRANDE!!!
Sonho grande demora um tempo e nós precisamos da virtude da paciência!
Um ''sonhador realizador'' não tem presa !
Ele espera o tempo de Deus !
José esperou o tempo de Deus !
Davi esperou para assumir o trono !
'' Não existe coroa de glória sem antes passar pela coroa de espinhos!
Tem que pagar o preço!''
Cuidado com os destruidores de Sonhos!

Que Deus te abençõe!!!

Humildade é ser simplesmente como Jesus !


'' Se aquele que é a vida, desceu para morrer por nós!''

'' Se aquele que é o pão, desceu para ter fome ! ''

'' Se aquele que é o caminho, desceu para se cansar na caminhada ! ''

'' Se aquele que é a fonte, desceu para ter sede !''

'' Se aquele que é Deus, desceu para ser homem ! ''

'' Quem é você para não descer ? ! ''