Os 7 Mergulhos de Naamã.


Texto base: 2 Reis 5.1,9-14.


Naamã era chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso. Estes são alguns dos atributos que a bíblia diz do General Naamã.
Ele era conhecido pelo seu povo e por todos que ouviam falar da sua fama como um grande estrategista militar, como um grande guerreiro, um grande homem, a quem até o rei o adimirava pela coragem, determinação e suas conquistas.
Mas a bíblia continua dizendo que Naamã era um grande homem, de respeito, valoroso, porém leproso.

A lepra é uma doença caracterizada pela brancura, inchasos e tumores que desfiguram a pele. No antigo testamento os leprosos eram obrigados a morar longe das pessoas, e quando se aproximassem delas, deveria gritar: Imundo, imundo !!! Para alertar a respeito da sua anomalia física.
As pessoas que contraisem a lepra era consideradas imundas, amaudiçoadas, e por consequência viviam solitários e a margem da sociedade da época.
Naamã vivia dois extremos na sua vida, um era o seu aspecto exterior no convivio da sociedade (um grande general) e o outro era o aspecto no interior da sua casa ( um leproso).
E Naamã viveu por algum tempo este dilema, até que um dia a menina de Israel que trabalhava na sua casa lhe falou sobre o profeta Eliseu e da possibilidade de se tornar limpo da lepra.
Naamã mais do que depressa toma todas as atitudes necessárias para ir até o profeta Elizeu. Chegando lá o profeta nem o recebe, apenas manda recado para que ele se lave 7 vezes no rio Jordão.

1- Mergulho da Humildade: Pelo fato de ser da alta patente no exército Naamã se achava grande, pelas sua grandes conquistas ele se ensoberbeceu.
Quando chegou até Elizeu pessou que iria ser recebido como um grande General cheio de recomendaçõe, quando na realidade o profeta nem o recebe, apenas manda um recado, vai se lavar no Jordão.
A palavra Jordão significa, aquele que desce, em outras palavras Elias estava dizendo a Naamã, você esta muito soberbo vai se humilhar primeiro!!!
Para entar no jordão e tomar banho é necessario tirar a farda, tirar as medalhas, tirar a capa e expor a lepra.
Dessa mesma maneira muitas das vezes é necessário nos despirmos do nosso rótulo, deixar de lado os nossos títulos e condecorações e chegarmos diante de Deus com humildade e sem estampa, apenas como somos de verdede.

2- Mergulho da Obediência: Naamã pensou que iria ser curado de uma forma, mas Deus quis curá-lo de outra. Por isso ele precisava obedecer a voz do profeta e continuar a se lavar no rio.
Quantas das vezes nós queremos receber algo de Deus, mas do nosso jeito, meu amado irmão Deus age do jeito que Ele quer, quando Ele quer e como Ele quer.
Precisamos aceitar a maneira de Deus agir e obedecer, do contrario não conseguiremos alcansar a vitória.
3- Mergulho da Contribuição: Naamã precisava contribuir com o seu milagre, ele estava debaixo de uma palavra agora ele precesava contribuir.
Existem muitos crentes hoje que não contribuem para o seu milagre. Ficam esperando tudo, fica esperando cair do céu, vê o mar fica esperando o mar se abrir, vê uma muralha fica esperando a muralha cair, vê um gigante fica esperando o gigante cair, e le fica esperando, esperando ,esperando... Jesus vai voltar e ele fica esperando...
Você precisa se levanter e ir a luta, contribuir com o seu milagre!!!
Existem pessoas que gostam de explorar a fé dos outros, e dizem Pastor ora pra mim! Mas não lê bíblia, não faz um jejum, não consagra a vida, não ora, não dá nenhum glória a Deus !!! E quer receber, o salmista certa vez disse: Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei!!! tem que contribuir, tem que buscar se não não alcança.

4- Mergulho da Perseverança: Naamã já havia dado três mergulhos e nada havia acontecido, agora ele precisava perceverar e continuar a mergulhar como o profeta havia dito.
Quantos de nós comçamos algo e não terminamos:
Começamos uma campanha e não terminamos, começamos um curso e não terminamos, começamos um projeto e terminamos, começamos um namoro e não vamos até o fim, acabamos deixando tudo pela metade e não concluímos nada.
A bíblia diz em Salmos 126.6- Aquele que segue andando e chorando concerteza trará consigo os seus molhos.
Temos que seguir até o fim para conquistarmos porque a bíblia diz em Eclesiastes 7.8-Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas.

5- Mergulho da fé: Agora ele já havia dado 4 mergulhos, e nada ainda havia acontecido, a lepra ainda estava lá, os seus soldados estavam todos olhando Naamã despido se lavando no rio e nada ainda havia acontecido. É neste momento que aqueles que estão ao seu redor começam a dizer que você está perdendo temo na igreja, que nada vai acontecer, e que você não vai conseguir. Mas é neste momento também que você precisa ter fé e acreditar no seu milagre.

Em hebreu 11.13- A bíblia diz que os pais da fé eles viam as promessas de longe creram e abraçaram as promessas. Nestes momentos de indecisão nós precisamos ter fé e abraçar a nossa promessa.


6-Mergulho do Entusiasmo: A palavra entusiasmo no original quer dizer ''Deus dentro do homem", é a força que se precisa ter na reta final da sua trajetória ao milagre.


7- Mergulho da Vitória: Esse é o mergulho da conquista, da realização, esse é o mergulho que quando você levanta está totalmente curado e todos estão ao seu redor espantados com o milagre de Deus na sua vida, e então eles tem que declarar que só o Senhor é Deus!

Meu querido tenha humildade, obediência, contribua,busque, tenha perseverança, fé, entusiasmo e alcance a sua vitória em o nome de Jesus!

Que Deus lhe abençõe!

Comentários

  1. Eu adorei amado essa passagem biblica de Naamã, muito linda e interessante, eu adoro pregar

    ResponderExcluir
  2. A PAZ DO SENHOR MEU IRMÃO,SOU DIACONO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM NOVA FRIBURGO E QUERO DIZER QUE SUA POSTAGEM ABENÇOOU MUITAS VIDAS NA IGREJA EM QUE EU CONGREGO,POIS EU ULTILIZEI MUITAS PALAVRAS Q VC POSTOU E A GLORIA DE DEUS DESCEU NAQUELE LUGAR.QUE DEUS ABENÇOE SUA VIDA POIS VC E COM CERTEZA INSTRUMENTO NAS MÃOS DELE.

    ResponderExcluir
  3. A paz,gostei muito da palavra de ensino.na historia de naamã.tirei um esbolço para minha pregação creio que vai ser edificante para igreja,amem .Deus continue te usando para abençoar vidas.

    ResponderExcluir
  4. AMADO IRMÃO QUERO AFIRMAR QUE SUA MENSAGEM É EBENÇOADA E ACRESCENTEI MUITO DO QUE O IRMÃO ESCREVEU PARA UMA LINDA MENSAGEM QUE LEVEI NA IGREJA QUE DEUS TE USE CADA VEZ MAIS E QUE DE DENTRO DO IRMÃO POSSA FLUIR RIOS DE AGUAS VIVA!

    ResponderExcluir
  5. JHEDIAEL F COSTA Bcl Licenciado em FILOSOFIA E TEOLOGIA24 de maio de 2010 às 15:53

    CONTINUE MEU QUERIDO SERVINDO ASSIM, A IGREJA DO MESTRE. JHEDIAL F COSTA BCL LICENCIADO EM FILOSOFIA(UFPB) E TEOLOGIA.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a deus por enviálo viu vazo......Deus falan quando quer,e sei q não foi atôa q lí essa passagem....que Deus o abençõe varão e fica na paz!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Paz varão,que Deus lhê abençõe muito,quem sabe neste momento vc esta passando por um deserto,pensando que esta abandonado e que Deus não vai realizar seus sonhos,vc não tem noção de quanto Deus esta te usando pra abençoar vidas,somente mergulhe,que a vitória é sua,obrigado por postar esta linda mensagem!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da "palavra" meu caro irmão que DEUS continue a te usar desta forma abençoando vidas, estou até utilizando algumas palavras de seu texto.

    ResponderExcluir
  9. OLA AMADO PAZ DO SENHOR ESTA MENSAGEM FOI MUITO RICA POIS TEM DESPERTADOS VIDAS QUE NESSECITAVA DEUS O ABENÇOE E CONTINUE TE ABENÇOANDO

    ResponderExcluir
  10. QUERO AGRADECER DEUS PELA SUA VIDA E SABEDORIA EM EXPOR A VIDA DE NAAMÃ DESSA FORMA.
    APRENDI MUITO E É MUITO EDIFICANTE PARA AS NOSSAS VIDAS.
    QUE DEUS CONTINUE TE USANDO COMO UM VASO CHEIO DE UNÇÃO PARA ABENÇOAR AS PESSOAS E VC SER DUPLAMENTE ABENÇOADO EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir
  11. Paz querido irmão em Cristo, amei seus comentários, sobre esta passagem, tanto que parte dela venho através deste comentário, pedir-lhe para que possamos colocá-la em nosso syte, ou seja o syte da nossa igreja, aguardo resposta e agradeço desde já, Rosemara Dias E-mail:
    shallonpresentes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. EV. Bruno Rodrigues

    Paz do Senhor varão
    que Deus o abençoe cada dia mais
    vamos começar uma campanha lá na nossa congregação, e é sobre os mergulhos que Naamã deu no Jordão, essa sua reflexão bibilica muito me acrescentou, que Jesus lhe de cada dia mais sabedoria, para que possas triunfar na sua santa presença.

    um forte abraço.

    JESUS NOS AMA***

    ResponderExcluir
  13. Amado irmão sou pastor da Ass de Deus da Lapa ( vila metral ) Gostei muito do que Deus tem te revelado,hoje começa a campanha dos 7 mergulhos de Naamã na igreja e quero compartilhar o que Deus tem lhe dado com os meus filhos espirituais.
    Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  14. Amado eu sou Diacono Alcir,(Igreja Sinos de Belém missão das Primissias) querido só de ler sua postagem sinto a presença de DEUS, muito obrigado e DEUS o abençõe...

    ResponderExcluir
  15. AMEI ESSA PREGAÇÃO POIS ESTOU FAZENDO UMA CAMPANHA NA MINHA IGREJA COM OS SETE MERGULHOS E ESTÁ SENDO UMA BENÇÃO.
    QUE DEUS CONTINUE TE USANDO COMO VASO CHEIO DE UNÇÃO EM NOME DE JESUS.

    ResponderExcluir
  16. A PAZ DO SENHOR JESUS,GOSTEI DESTA PASSAGEM DE NAAMÃ,SÓ DE LER ESTA PASSAGEM DEUS FALOU COMIGO TREMENDAMENTE, Q DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO ,FICA NA PAZ...

    ResponderExcluir
  17. REALMENTE ESTA MENSAGEM É UMA BENÇÃO
    QUE DEUS TE ABENÇOE.
    ESTAREI PREGANDO NESTE SÁBADO E ESTA MENSAGEM ME ENRIQUECEU OS MEUS CONHECIMENTOS.
    UM ABRAÇO A TODOS OS LEITORES E OREM MUITO POR MIN.
    POIS QUERO APRENDER A PREGAR A PALAVRA DE DEUS.
    E ESTOU BUSCANDO CONHECIMENTO E PEDINDO A DEUS UNÇÃO.
    MEU EMAIL É ;
    derh.oliveira@hotmail.com
    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  18. Bom sou uma missionária e trabalho com libertação e cura divina, atendo varias pessoas nessa área. Mas quando lemos esse texto da palavra de Deus falando sobre a cura de Naamã vc vê a libertação e a cura divina agindo na vida de Naamã. Algumas pessoas confundem, acham mesmo nós que somos cristãos não precisamos de libertação, sendo que á partir do momento que deixamos entrar em nós ressentimentos ( tristezas, raízes de amarguras, mágoas, lembranças do passado, soberba, inferioridade, superioridade, rejeição, traumas etc ) precisamos mesmo de uma libertação, e digo mais precisamos deixar que o Espírito Santo nos revele quem somos nós, e quando deparamos com isso no nosso dia a dia aí sim a libertação está agindo dentro de nós. Mergulhemos pois nesse jordão e se humilhamos debaixo da potente mãos de Deus, que Deus abençoe .

    ResponderExcluir
  19. eu amei muito esta palavras de naama que Deus abençoa todos

    ResponderExcluir
  20. amado pastor é com muita alegria que agradeço pelo estudo maravilhoso sobre a restauração de naamã.
    com certeza a obediência é a chave que abre as portas da prosperidade na vida do cristão.
    Deus o abençõe.
    Moises Moreira - Eldorado vale do ribeira

    ResponderExcluir
  21. Com certeza é uma mensagem que irá impactar muitas vidas,pois se trata de elementos indispensáveis para que possa se acrescer
    a fé e assim mergulhar para a vitoria.
    Deus o abençoe.
    Pb. Tyrso

    ResponderExcluir
  22. Pr. Marcelo, a paz do Sehor Jesus... Gostei muito da mensagem, que Deus continue lhe abençoando com grande unção... Queria tbém saber se o pr.é de volta redonda, pois meu marido trabalha em Resende e pastoreamos uma congregação na cidade de Taubaté-SP (onde moramos), e poderíamos fazer contatos p/ congressos... se possível, responda-nos. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  23. Pastor que Deus abençõe o irmão cada dia essa mensagen é maravilhosa que o Espirito Santo possa cada dia espirar o Pastor para coninuar nos abençõando com palavras como essa;quantas pessoas precisam ler palavras como essa pra nós edificar pois as vezes precisamos ouvir milagres e sabemos que só Jesus pode fazer despeço-me com apaz do Senhor Jesus.ass.lucia da Ass.de Deus de Paty do Alferes;24 de outubro de 2011.

    ResponderExcluir
  24. A PAZ DO SENHOR IRMÃO GOSTEI MUITO DESTA PALAVRA E DAS 7 DEFINÇÕES DO MERGULHO DE NAÃMA QUE VC POSSA A CADA DIA SE ABENÇOADO FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  25. Paz do senhor meus amados gostei muito dessa passagem muito interressante oque me chamou mais a atençao foi a perseverança de naamã pq ele deu o 1 2 3 4 5 6 mergulho e nada mas ele pesevero e no 7 mergulho recebeu a vitoria.
    vamos persevera pq a palavra de Deus diz;aquele que persevera ate o fim sera salvo

    ResponderExcluir
  26. Rosane Abril 02, 2012
    A paz do Senhor irmão que o Senhor Jesus continue te abençoando, amei esse estudo da palavra me edificou bastante.Que Deus continue te iluminando, e te enchendo de graça e unção

    ResponderExcluir
  27. QUE A GRAÇA E PAZ DE DEUS ESTEJA COM TODOS QUE VISUALIZARAM O ESTUDO SOBRE OS SETE MERGULHOS DE NAAMÃ QUE DEUS CONTINUE LHES DANDO SEMPRE O ENTENDIMENTO E O DICERNIMENTO DA PALAVRA DE DEUS QUE DEUS LHES ABENÇOE

    ResponderExcluir
  28. QUE A GRAÇA E A PAZ DE JESUS CRISTO ABENÇOE TODOS AQUELES QUE VISUALIZARAM O ESTUDO SOBRE OS SETE MERGULHOS DE NAAMÃ QUE DEUS CONTINUE LHES DANDO O ENTEDIMENTO EO DICIRNIMENTO DA PALAVRA QUE DEUS LHES ABENÇOE ......

    ResponderExcluir
  29. Eu preguei esta mensagem em meu ministério, foi uma grande benção...Deus falou grandemente!

    ResponderExcluir
  30. Que Mensagem ABENÇOADAAA... Que Deus continue lhe abençoando e usando para anunciar as boas novas do Senhor Jesus!

    Deyse Shekinah

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Isaque e a arte de cavar poços no deserto