As três dimensões da visão do profeta Isaías


Texto base: Isaías 6. 1-9

1 No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2 Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3 E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4 E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5 Entäo disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
6 Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mäo uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7 E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
8 Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Entäo disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
9 Entäo disse ele: Vai, e dize a este povo.


Isaías profetizou em 735 a. C. no reinado dos reis Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis estes de Judá.
Os Assírios estavam em conflito militar com Israel e Judá, o povo estava passando por um período probatório, um período de declínio espiritual, chegando em alguns momentos a apostatarem da fé. Nós também passamos por momentos difíceis em nossa vida, estados "propabatórios" e o segredo não está em tentar evitar essa fase e sim em como enfrentar e passar por ela. Neste capítulo de Isaías 6, nós observamos que ele passa no mínimo por três fases, que iremos chamar de três dimessões da visão de Isaías.


1°- Dimensão da visão celestial.

6.1. eu vi o Senhor assentado em um alto e sublime Trono...



  1. Ele vê o verdadeiro Rei assentado em um trono;

  2. Os serafins entoavam um coro santo e os umbrais das portas tremeram (se moveram);

  3. E o templo ficava cheio, tomado pela Sheikinah de Deus (fumaça).

Nós buscamos o avivamento, mas o avivamento é consequência de uma busca do Avivador. Nós buscamos bençãos, mas estas são uma consequência de uma busca diária pelo Abençoador.

Será que estamos preparados para um pleno avivamento?

Quando o avivamento de Deus vêm, ele quebra regras e liturgias, e quantos de nós estamos presos à religião, presos ao sistema de culto e muitas vezes, falamos para com o Espírito Santo não só com palavras, mas também com atitudes que dão a impressão de que Ele deve se manifestar do jeito que queremos.


2° Dimensão da visão introspectiva

Quando temos um encontro com Deus, somos confrontados a olhar para dentro de nós mesmos, e a santidade, a glória e o Poder de Deus nos contrange a reconhecer o nosso estado pecaminoso. e o profeta vai dizer 'aí' de ti. Quero dizer com isso, que quando o avivamento de Deus se manifestar, a palavra que sair da sua boca pode não ser um Glória a Deus, um Aleluia, mas pode ser um AÌ, porém um 'aí' que irá mudar a sua vida.



  1. aí de mim que vou perecendo;

  2. aí de mim, porque sou um homem de lábios impuros;

  3. e habito no meio de um povo de impuros lábios.
Quando o homem reconhece a sua pequenez, a sua fabilidade e passa a contemplar a glória de Deus, Deus entra com a providência!

- e com uma tenaz (espevitadeira) o anjo tira uma brasa viva do altar de Deus e toca nos lábios de Isaías, tira toda iniquidade e purifica de todos os seus pecados.


3° Dimensão da visão - visão da chamada


  1. a quem enviarei? E quem há de ir por nós?;

  2. Então disse Isaías sem exitar: "Eis-me aqui, envia-me a mim! (prontidão de Isaías);

  3. E o Senhor diz a Isaías: "Vai e dize a este povo" (mandamento de Deus ao profeta).

Porque eu creio que Deus chama, e quando chama, capacita e quando capacita, envia e quando envia, supre e quando supre, respauda; porque é o poder do Espírito Santo de Deus que Ele te chama, supre, envia e respauda!



  • Hipolite Leon Denizar Revael (Alan Kardec) - Fundador do espiritismo

  • Auziro Zarú - Fundador da LBV

  • Chico Xavier - pai da psicografia

  • Charles Russel - Fundador da seita Testemunhas de Jeová

  • Josef Smit - (fundador dos Mórmons)

  • Elen White - Fundadora da seita Adventista

  • Guatama - Fundador do budismo

  • Rev. Moon - Fundador da Unificação

  • Maomé - Fundador do Islamismo

Todos estes HOMENS morreram e um dia, assim como todos nós, dobrarão os joelhos e confessarão que Jesus Cristo é o Senhor!!


Deus Abençõe!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto