O Princípio da Honra



Honrar é distinguir, diferenciar, valorar, ressaltar, destacar e reconhecer.
Honrar vem da raiz hebraica Ka-vódhdh que significa peso ou pesar. ( Os reis antigamente honravam com suas riquezas entregando grandes quantias em ouro.
Vivemos um tempo de desconstrução de conceitos e princípios, a realidade da honra tem sido diluída e perdida com tempo.
Estamos vivendo um tempo onde tem se estabelecido a cultura de desonra, e desonra sempre traz ruina. ( O filho pródigo Lc.15-11-32 ).
·         Se seu namorado ou sua namorada não honra os seus pais largue dele enquanto é tempo.
Assim como a honra é protocolo do céu, a desonra é o protocolo das trevas.
Honrar não é fazer o que quer mas é se submeter ao governo.
A ação de Deus na sua vida está ligada a honra.
Desonra
Uma grande ilustração de desonra está em Mateus 27:9-10. (a palavra preço era a mesma palavra grega que honra.) Em outras palavras, eles colocaram o valor do precioso Filho de Deus em trinta moedas de prata. A desonra está na avaliação. Seu valor para Judas era apenas um pouco mais do que o vapor que sobe de uma panela de água. Ele não tinha valor para Judas. Decidir honrar ou valorizar as outras pessoas é crucial para o cristão, a palavra "decidir" porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa forma. Veja o que a palavra de Deus diz sobre honrar:
(I Pedro 2:17)- Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei.
(Romanos 12:10)- Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
(I Coríntios 12:23,24)- E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
Porque os que em nós são mais nobres não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela;

“ Deus nos faz crescer para o crescimento do lugar que nos fez crescer.”
2 Rs.6.1  E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da sua face nos é estreito.
Honra na bíblia está totalmente conectado com lealdade, fidelidade e aliança.
Quanto mais cresce o lugar, mais apertado fica e para permanecer tem que ter lealdade, fidelidade e aliança.
Texto base: Mc 6 1- 5.
“ Não há profeta sem honra, senão na sua própria casa.”
“ E não podia fazer ali nenhuma obras maravilhosas.”
“ Só existe uma coisa que impede Deus de fazer alguma coisa mesmo que ele queira. É a desonra!”

A honra abre as portas do céu!
No céu tem Janelas, portas e portais.
Ap 4 .1 – Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu...
Ml 3.10 – Fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramas sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha maior abastança.
Sl 24.7 – Levantai, ó portais, as vossas cabeças; levantais-vos, ó portais eternos, e entrará o rei da glória.
Cada portal, janela e porta requer uma chave específica para abrir, mas a honra é a chave que abre todas as portas ao mesmo tempo.
“ Deus só não esta fazendo mais, por causa da desonra.”
Quando se estabelece o principio da honra o ambiente muda e fica profético, os céus se abrem e tudo que se diz em um ambiente profético vira profecia.
Quando horamos as pessoas ao nosso redor tudo é abençoado, mas quando você desonra os céus se fecham sobre a sua vida e mesmo que Deus queira, ele não pode te abençoar.

1 Rs. 17. 1-14 Elias profetiza contra Acabe e é sustentado por corvos e alimentado por uma viúva.
‘’ Deus ordenou aos corvos para alimentarem Elias.”
‘’O nosso problema é olhar para o Urubu que trouxe a comida e esquecer que quem mandou foi Deus.”
Tem gente que quando se converteu seus lideres eram como águias aos seus olhos. Mas com a convivência veio a desonra e você começou a trata-los como urubus.
O pão e carne que você recebe é Deus que está mandando.
Você  pensa é um corvo, mas para Deus é o que vai te sustentar a vida toda.
Quando Elias vai ser alimentado pela viúva muitos diriam, charlatão, explorador, mas através da atitude do profeta e do reconhecimento da viúva nasce a honra e aí não vai faltar farinha na panela e nem azeite na botija por causa da honra.
“ Em um ambiente de desonra você nunca viverá o propósito e o milagre de Deus na sua vida.”

1-      O primeiro nível da honra é uma dívida – Rm.13-7: Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.
A dívida não é algo que se paga quando quer, é algo que se deve pagar. Quando saldamos uma dívida honramos nosso credor e nós mesmos, quando não o fazemos desonramos a todos.
2-      O segundo nível da  honra  é protocolo – At.23-1-5: E pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até o dia de hoje tenho andado diante de Deus com toda a boa consciência. Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca. Então, Paulo lhe disse: Deus o ferirá, parede branqueada! Tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei, me mandas ferir? E os que ali estavam disseram: Injurias o sumo sacerdote de Deus? E Paulo disse: Não sabia, irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: Não dirás mal do príncipe do teu povo.
Exemplos: Os Estados Unidos honram os militares, os japoneses zelam pela honra nas artes marciais, no Brasil a presidente Dilma foi desonrada na abertura da Copa, entre os políticos também existe o protocolo da honra.
Deus tem protocolo da honra com a unção:  Davi honrou a unção de Saul e se tornou rei, Elizeu honrou a unção de Elias e recebeu a unção dobrada, José tinha a unção de Deus, mas seus irmãos não o horaram e foram humilhados, Potifa, o carcereiro e o Faraó honraram José e prosperaram.
3-      O terceiro nível da Honra é gratidão – Lc.17.17 – Respondeu Jesus: Não foram dez limpos ? Onde estão os nove?
A ingratidão é o maior passo para a desonra.
A ingratidão é a melhor forma de matar o amor.
A gratidão não tem prazo de validade.
Só honra a Deus quem é grato a Deus.
Ml 2.2: Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o senhor dos exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e já as tenho amaldiçoado, porque vós não pondes isso no coração.
O quarto nível da honra é Amor  João 21.15 – Pedro amas-me mais do que a estes? Ele respondeu sim senhor, tu sabes que eu te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Na bíblia amor e honra estão intimamente ligados.
O amor é superior a divida, ao protocolo e a gratidão.
Deus é amor, o relacionamento com Deus tem que ser através do amor, se você fizer algo para Deus que for a partir do amor ele simplesmente não aceita.
·         Devemos honrar nossos pais por dívida, por protocolo, por gratidão e por amor.
·         Ef. 6.2-3: Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento como promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

O quinto nível da honra é Adoração – Ap. 4.11 – Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder, porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
Esse é um nível de honra que se pode dar exclusivamente para Deus.
Viver debaixo da honra é andar na proteção de Deus, se relacionar com as pessoas através da honra traz a proteção e a benção de Deus.





Honra Mt 23:37
sexta, 20 de junho de 2014 às 15:15

A definição de honra - No Velho Testamento, a palavra honra literalmente significava “pesado”. No Novo Testamento, honra significava “um apreço”. Ou seja, honra nada mais é que valor, significa o peso daquela pessoa!


Honra
O apóstolo Pedro disse que o sangue do Filho de Deus era pesado, extremamente precioso e muito mais valorizado do que “coisas corruptíveis, como prata ou ouro” (I Pedro 1:18). Honrar a Deus é colocar um valor maior nele do que em qualquer coisa na Terra ou no céu. Da mesma forma, quando“honramos” uma pessoa falamos que ela é extremamente valiosa aos nossos olhos. Dizemos que quem ela é e o que ela diz tem um peso grande. O apóstolo Paulo disse aos Filipenses sobre Epafrodito, “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse” (Filipenses 2:29).

A definição de desonra - O oposto à honra. A palavra desonra nos dias de Jesus significava “neblina” ou “vapor” que sobe de uma panela de água fervente. Era a coisa mais insignificante para os gregos. Pelo que falamos e a maneira que tratamos uma pessoa, acabamos demonstrando que ela é de pouco valor para nós; que as suas palavras e seus esforços têm “pouco peso” no nosso modo de pensar.


Desonra
Uma grande ilustração de desonra está em Mateus 27:9-10. (a palavra preço era a mesma palavra grega que honra.) Em outras palavras, eles colocaram o valor do precioso Filho de Deus em trinta moedas de prata. A desonra está na avaliação. Seu valor para Judas era apenas um pouco mais do que o vapor que sobe de uma panela de água. Ele não tinha valor para Judas. Decidir honrar ou valorizar as outras pessoas é crucial para o cristão, a palavra "decidir" porque honra não é um sentimento, é uma decisão. Deus não ordena sentimentos, mas nos ordena a pensarmos e agirmos de certa forma. Veja o que Deus disse sobre honrar: (I Pedro 2:17), (Romanos 12:10), (Filipenses 2:3), e (I Coríntios 12:23).

Alguém teve uma idéia brilhante. Decidiram chamar móveis velhos de “antigüidades”. Agora se compram esses móveis velhos por preços absurdos. Até pagam quantidades razoáveis para restaurá-los e parecerem novos. Por que se tornarem antigüidades? Seu valor aumentou. Por quê? Porque decidimos que eles são mais valiosos para nós do que antes. Se podemos fazer isso com móveis, podemos fazer com pessoas.

E se as pessoas não merecem honra?
É verdade que algumas pessoas possam não merecer honra devido a sua conduta. Talvez um cônjuge agisse com ódio ou sem amor, ou um filho foi rebelde. Lembram do que Pedro disse: “tratai todos com honra” ele continuou a dar exemplos de quem devemos respeitar. Ele disse (I Pedro 2:18-25). Parece que Pedro estava indicando que nossa obrigação a mostrar honra aos outros não depende da maneira que eles nos tratam. Paulo disse a Timóteo acerca dos idosos (I Timóteo 5:1)e acerca das autoridades não cristãs (I Timóteo 6:1). As pessoas talvez não mereçam honra, mas nossa preocupação com Deus e sua glória nos levará a tratar até as pessoas desonrosas com respeito.

Vale a pena observar que o próprio Deus nos deu valor quando não merecíamos nada (Romanos 5:8). Isso torna todos os homens iguais. Somos todos pecadores. Nenhum de nós merece honra pela virtude de obediência perfeita ao Senhor. O apóstolo João disse, (I João 4:10-11). Apenas quando nos vemos como receptores do favor não merecido de Deus podemos decidir a amar e honrar as pessoas da nossa família, mesmo que elas não “mereçam” nosso amor.


Honra na família
Quando uma família cresce e prospera não é por acaso. Da mesma forma quando famílias falham não é por acaso. Muitas vezes é porque algum princípio na palavra de Deus tem sido negligenciado. Um princípio crítico para o crescimento espiritual de uma família, freqüentemente negligenciado é o da honra. Veja o que diz a palavra sobre o marido honrar a mulher (I Pedro 3:7 ). Sobre a mulher honrar o marido (I Pedro 3:1). Sobre os filhos honrarem os pais (Efésios 6:1-3). A nora para com a sogra (Rt 1:12-17), Aos mais velhos (Pv 16:31) Uns aos outros (Romanos 12:10).


Honra às autoridades
No Antigo Testamento, a Bíblia nos mostra a honra e respeito pelos servos fiéis aos profetas e autoridades (I Sm 9:5-8) ...Eis que há nesta cidade um homem de Deus, e homem honrado é...Aos pastores (Hb 13:17) Mais o que mais acontece infelizmente é a desonra (Marcos 6:4). Jesus sabe o que é a dor da rejeição. Lembrem-se de Mt 23:37, Jesus foi desprezado e rejeitado pelos homens - Ele sabe o que é isso. (Isaías 53:3), (Mateus 21:42).

Ainda bem que Deus não nos abandona (Salmos 27:10).

Honra a Deus
Não é necessário nem comentar que se devemos honrar os homens quanto mais a Deus!

Jo 5:44 - Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros e não buscando a honra que vem só de Deus?

Mt 15:8 - Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

I Sm 2:30 - Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, tinha dito eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos.

Ml 1:6 - O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? —diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?

Rm 13:7 - Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.

Ap 5:13 - E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.


Honre e Serás Honrado em nome de Jesus!

Honra: uma virtude em extinção
Ludmila Fontoura  2 de março de 2018
Honra significa apreço pelas virtudes e atos de uma pessoa.
Pode-se conseguir muitas coisas na vida, tais como: dinheiro, posição social, e outras vantagens decorrentes disso.
No entanto, tudo isso ganha real significado se alcançado com respeito ao próximo.
O verdadeiro sucesso só se alcança pelo caminho da honra, sem a qual tudo que acumulamos é resultado de exploração.
Na bíblia, encontramos muitas passagens referentes a honra:
Honrar a Deus; Salmos 29:2
Honrar aos pais; Êxodo 20:12
Honrar os idosos; I Timóteo 5:1
Honrar ao rei; I Pedro 2:17
Hoje, quero focar a honra aos pais. A bíblia diz: honra a teu pai e tua mãe para que te prolongue os dias na terra, que o Senhor teu Deus te dá.
Também o Ap. Paulo diz: honra teu pai e tua mãe para que te vá bem.
Longevidade e prosperidade dos filhos estão ligadas à honra aos pais.
Lamentavelmente, hoje vemos pais e mães sendo desonrados por seus filhos sem qualquer constrangimento. A honra aos pais influenciará positiva ou negativamente a vida de todo filho.
As três maneiras mais comuns de filhos desonrarem seus pais são:
1- Mediante palavras: murmuração, reclamação e ofensas.
2- Mediante agressões: emocionais e físicas.
3- Mediante as finanças: filhos que não ajudam no sustento de seus pais, e ainda os exploram.
Mas, existem as maneiras práticas de honrar os pais.
1- Tratá-los com respeito em palavras e ações.
2- Cuidar materialmente, com bondade e generosidade.
3- Dar atenção especial a eles na velhice.
E, por fim, podemos dizer que honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa e, consequentemente, o primeiro passo para uma vida próspera.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto