Maturidade psicológica: a arte de viver em paz com o que não podemos mudar

A maturidade psicológica pode ser definida de muitas maneiras, mas o escritor escocês MJ Croan resumiu perfeitamente esse conceito: “A maturidade é quando o mundo se abre e você percebe que não é o centro dele “.

Amadurecer significa deixar a nossa visão egocêntrica para compreender que existe um mundo maior e mais complexo, um mundo que muitas vezes nos coloca à prova e que nem sempre satisfará nossas expectativas, ilusões e necessidades. E, no entanto, quando amadurecemos, podemos viver em paz naquele mundo, aceitando tudo de que não gostamos, mas não podemos mudar.

Negar a realidade: um mecanismo de enfrentamento imaturo e inadequado


A negação é um mecanismo de enfrentamento que envolve negar fervorosamente a realidade, apesar dos fatos. Geralmente esse mecanismo é acionado por duas razões: 1. Porque nos apegamos a idéias rígidas que não queremos mudar ou 2. Porque não temos os mecanismos psicológicos necessários para enfrentar a situação.

Em ambos os casos, negar a realidade nos permite reduzir a ansiedade em uma situação que nosso cérebro emocional já catalogou como particularmente perturbador ou mesmo ameaçador. O problema é que a realidade sempre vence.

Se um perseguidor nos aborda no meio da rua, não fechamos os olhos repetindo mentalmente: ” Isso não está acontecendo! ” Entendemos que estamos em perigo e escapamos ou pedimos ajuda. No entanto, não reagimos da mesma forma ao resto das situações da nossa vida. Quando não gostamos de algo, estamos desapontados ou entristecidos, implementamos o mecanismo da negação.

Negar veementemente os fatos não os fará mudar. Pelo contrário, nos levará a tomar decisões menos adaptativas que podem nos causar mais danos. A pessoa madura, pelo contrário, aceita a realidade, não com resignação, mas com inteligência. De fato, o psiquiatra alemão Fritz Kunkel disse que ” ser maduro significa enfrentar, não fugir, a cada nova crise que chega “.

A arte de encontrar equilíbrio na adversidade


“Era uma vez um homem que estava tão perturbado ao ver sua própria sombra e não gostava tanto de seus passos que decidiu se livrar deles.

“Ele veio com um método: fugir. Então ele se levantou e correu, mas toda vez que ele colocava um pé no chão, havia outro passo, enquanto sua sombra o alcançava sem a menor dificuldade.

“Ele atribuiu o fracasso a não correr rápido o suficiente. Ele correu mais e mais rápido, sem parar, até que ele caiu morto.

“Ele não entendeu que teria sido o suficiente para ele se colocar em um local sombrio para que sua sombra se desvanecesse e que, se ele se sentasse e permanecesse imóvel, não haveria mais passos.”

Esta parábola de Zhuangzi nos lembra uma frase de Ralph Waldo Emerson: ” Maturidade é a idade em que não se é mais enganado por si mesmo “. O escritor referiu-se ao momento em que estamos plenamente conscientes dos mecanismos psicológicos que colocamos em prática para lidar com a realidade e proteger nosso “eu”, até o momento em que percebemos que a realidade pode ser difícil, mas que nossa atitude e perspectiva são duas variáveis ​​essenciais nessa equação.

Portanto, a maturidade psicológica, inevitavelmente, envolve auto – consciência envolve conhecer as Thugs mentais que usamos não para avançar , os mecanismos que usamos para fugir da realidade e errôneas crenças que nos mantêm ligados.

Esse conhecimento é básico para lidar com os problemas e obstáculos que a vida nos coloca. Infelizmente, há pessoas que, como o homem da história, nunca atingem esse nível de autoconhecimento e acabam criando mais confusão e problemas, alimentando a infelicidade e o caos interior.

Atingir a maturidade psicológica não significa aceitar passivamente a realidade assumindo uma atitude resignada, mas ser capaz de olhar com novos olhos o que acontece, aproveitando aquele soco para fortalecer nossa capacidade de resistência, conhecer-se melhor e até mesmo crescer.

William Arthur Ward disse: ” Cometer erros é humano e tropeçar é comum; a verdadeira maturidade é poder rir de si mesmo “. Ser capaz de rir de nossos velhos medos porque agora eles parecem grotescos para nós, sobre nossas preocupações ampliadas e aqueles obstáculos “intransponíveis” que eles realmente não eram, é uma amostra enorme de crescimento. Rir sobre nossas velhas atitudes e crenças não significa apenas que elas são parte do passado, mas que elas não têm mais nenhuma influência emocional sobre nós.

A verdadeira maturidade psicológica surge quando praticamos aceitação radical , quando olhamos a realidade para os olhos e, em vez de descermos, nos perguntamos: ” Qual é o próximo passo? ” Isso significa que, embora a realidade possa ser dolorosa, não ficamos presos no papel de vítimas sofrendo em vão, mas protegemos nosso equilíbrio emocional adotando uma atitude proativa.

Fonte: Rincon Psicologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto