A filha de jairo e o fluxo.


Eu creio que a palavra de Deus é Espirito e vida como está escrito em João 6.63. Por isso revela-nos Senhor o Espirito por trás da palavra aqui nesta noite!! Eu creio que a sua palavra Senhor como diz em Hb.4.12- ela é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir as nossas intenções e pensamentos, fala conosco Senhor em nome de Jesus amém.
              Texto base: Mc 5.25 “E aconteceu que certa mulher, que havia 12 anos, vinha sofrendo de uma hemorragia”;
 Mc 5.42 “Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha 12 anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados.” 

Essa história começa com Jairo buscando a Jesus para a cura da sua filha e é interrompida pela mulher do fluxo de sangue no meio do caminho e termina com o milagre da ressureição da filha de Jairo.
*Entendo que tem gente recebe de Deus porque o líder está buscando.

                            Este é um dos textos mais famosos da Bíblia Sagrada, lidos e pregados em todas as igrejas evangélicas do mundo, pois trata de cura e ressurreição. Mas, entendo que Deus, através do Espírito Santo quer nos falar algo novo.
O texto sinótico da mulher do fluxo de sangue.
A narrativa deste milagre encontramos nos evangelhos sinóticos: Em Mateus 9,19-22; Marcos 5,25-34 em Lucas 8,43-48.
Qual o nome da mulher que sofria fluxo de sangue?
Lendo o evangelho de Marcos ele fala em “certa mulher que”, não se preocupa em falar do nome, parece que o milagre quer mostrar mais a situação da mulher na época de Jesus do que falar em seu nome.
Mateus da mesma forma não se preocupa com o nome dela no texto assim aparece: “E eis que uma mulher”, e segue a descrição do milagre.
Lucas narra deste modo: “E uma mulher”.
“ A mulher do fluxo era uma anônima, mas tinha atitude, porque quem marca a história não precisa ter nome, mas tem que ter atitude.
Reflexão espiritual: O que você faz quando ouve falar das maravilhas de Jesus?
A mulher do fluxo de sangue tomou uma atitude. Existem ciclos viciosos que te prejudicam e retardam o progresso na sua vida.

1- Verso 27- Ela chegou por tráz: O problema é que hoje tem muita gente querendo andar na frente de Jesus.
Ex: Deixe Jesus dirigir o veículo da sua vida e tenha humildade para andar no banco de trás.
2- Verso 28 -Ela persistiu: Ela teve persistência;
Mt 7.7-11  Pedí, e dar se vos á; buscai, e achareis; batei e abrir se vos á.  Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir se lhe á.  Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?  Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?  Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhes pedirem?
Sua posição no reino é de pedinte.
É difícil falar isso em um tempo onde o que impera é a doutrina triunfalista, o ativismo religioso e a doutrina da prosperidade exacerbada tem sido pregada continuamente. Mas no reino de Deus nós somos pedintes, tem que ser com humildade, simplicidade.
Salvação e Reino
Salvação é pela fé, é dom de Deus, é um presente de Deus. ( Ef. 2.8 Porquanto, pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus)
Reino é uma recompensa, galardão é por mérito e por obras e precisa muita força!! (... o reino dos céus é tomado à força, e pela força se apoderam dele (Mateus 11.12).

3-Verso 28- Ela disse se eu apenas tocar serei curada: A nossa fé precisa trazer para a realidade o cenário da fé que você já projetou na sua mente.
O processo do seu milagre começa com a sua fé.
O que é a fé?
Expectativa, esperança de ver o invisível.
Hb.11.1- Ora a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
“Quando cumprimos princípios Deus faz milagres”.
Alguns princípios:
*oração do pai nosso ( Mt 6.9-13 ): Venha o teu reino, faça sua vontade, assim na “terra como é no céu
*(Mt.18.18) Tudo que ligardes na terra será também ligado no céu.
Exemplos: os lenços e aventais de Paulo curavam, a sombra de Pedro curava, a orla do manto de Jesus curou não porque esses objetos tinhas poder, mas porque as pessoas projetaram sua expectativa com fé.
O Diabo tem feito o povo perder a expectativa e esperança e parar de sonhar.
4- Verso 29; e logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo.
“Projete do lado de dentro e deixe que Deus evidencie do lado de fora.”
“Não importa o quanto o diabo tenha tocado na sua vida, não deixe ele tocar na sua mente a ponto de você não sonhar mais.”
“Quando você crê seu glóbulo frontal reage, sua pisque reage, seus neurônios reagem, seus órgãos reagem, seu corpo todo reage.”
5- Verso 30; Jesus reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, perguntou: Quem me tocou?
*A mulher sabia que Jesus era um Tsadique.
*Pela lei ( Lv.15.25 ) ela não poderia tocar em ninguém, principalmente em um Tsadique.
A mulher sabia que não podia toca-lo. Mas ela creu tanto que se apenas tocar-se nas sua vestes ela seria curada.
Ele ( Jesus percebeu que dele saiu virtude)
Deus trabalha através da honra e do reconhecimento
*Ele não deu, saiu!!
Ela arrancou o milagre dele quando ela reconheceu que Jesus era Deus e que Deus o enviou.
Quando você reconhece que Deus enviou o profeta, que unção está sobre a vida dele o que está sobre a vida dele sai dele a habita em você.
*”Um homem segundo o coração de Deus, não é o que foge de Deus quando peca como Adão, é o que foge para Deus como Davi.”
6- Verso 31: Respondeu os discípulos: Mestre a multidão te aperta e te oprime e tu dizes quem te tocou?
*Apertar: Pressionar, conseguir algo através da pressão.
*Oprimir: Usar de Brutalidade ou autoridade para conseguir algo.
*Tocar: o Toque é suave, com gentileza, e adoração, ele extrai virtude de jesus.
5- Verso 34: Jesus diz: Filha a tua fé te salvou, vai em paz e fica livre desse mau.
*Aqui Jesus reconhece o ato de fé dela e diz que a fé dela que a curou. E libera a benção final, vai em paz e fica livre desse mau.

A ressureição da filha de Jairo

6- Verso 35: Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram: a sua filha está morta, porque incomodas o mestre?
*Eles eram crentes, porque chamam Jesus de mestre, e frequentavam a sinagoga.
*A última palavra sobre a sua vida é do Senhor, e não importa quantas pessoas estão dizendo que seu sonho morreu!!
Nesta noite Deus vai ressuscitar os seus sonhos!!
Tem muita gente querendo sepultar os seus sonhos, tem muita gente querendo enterrar o que pra você ainda está vivo, tem muita gente querendo rir no velório do seu sonho !! Mas a ultima palavra da sua vida não vem de homens, ela vem de Deus.
Quantos crentes que deveriam ter uma boa nova nos lábios, estão como esses aqui com palavras de derrota.
*Nem tudo o que atrasa para nossa vida é para o mal, tem atraso que acontece para fortalecer a tua fé.
“As pequenas coisas que Deus faz enquanto não faz o milagre que você necessita, são as que te darão a fé que você precisa para o milagre acontecer.”
7-Verso 36: Mas Jesus sem acudir tais palavras, disse: Não temas Crê somente.
*Parece que Jesus havia lido pensamento de Jairo após presenciar o milagre da mulher do fluxo de sangue e disse apenas creia.
9- Verso37 - 39: Chegando na casa do chefe da sinagoga, viu jesus o alvoroço, os que choravam e prateavam muito. Ao entrar Jesus lhes disse : A criança não está morta apenas dorme.
*Jesus sabia que ela estava morta, mas para Deus ressuscitar uma morta é tão simples quanto pra você é acordar alguém que está dormindo!!
*Existem coisas que pra você já estão mortas, mas para Deus apenas dormem!!
10-Verso 40: E riam-se dele. Tendo ele porém mandado sair todos, tomou o pai e mãe da criança e ao que vieram com ele e entrou onde estava.
*Há lugares na minha fé que os incrédulos não podem entrar.
*Tem coisas que Deus tem pra fazer na sua vida, que as pessoas só vão poder ver depois que já aconteceu!!
Depois que a menina levantou muitos virão, mas quando ela levantou só poucos virão!!
Você não está sumido, é Deus que está te escondendo!!
11- Verso 41: Tomando-a pela mão disse: Talita cumi! Menina levante!!
*Tem pessoas que estão ao seu lado pra ver Jesus despertar e ressuscitar seu sonho!
* Nada na sua vida pode dormir tão fundo que por Jesus não seja despertado!!
*Hoje Jesus está dizendo para os seus sonhos cumi!! Levante!!
12- Verso 42: Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha 12 anos. Então ficaram todos admirados.
Verso 43: Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém soubesse, e mandou que dessem de comer a menina.
*Quando a velha geração perde o poder de alimentar a nova, a nova geração começa a dormir e a velha geração começa a sangrar!
*Quando Jesus levanta a menina ele diz ao pai que dessem de comer a ela, por que a nova geração tem fome! Fome e sede de Deus!!


                             A filha de Jairo tinha 12 anos quando foi ressuscitada, e a mulher foi curada do fluxo com doze anos de enfermidade. Existem muitas referências sobre o número doze, na Bíblia  ex: O peitoral do sacerdote tinha 12 pedras. O altar erigido após o Jordão tinha 12 pedras. Os discípulos eram 12.As portas da cidade santa são 12.A árvore da vida dá 12 frutos, as tribos de Israel eram 12 .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Porque Deus permite o Diabo tocar nos seus !

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto