Jesus e a mulher Samaritana

Texto base: João 4.1-42
É interessante como toda história da mulher samaritana ela se converge em água, que é indispensável para a saúde e higiene pessoal de qualquer ser humano. A água é tão importante para nós que 75% da porção do nosso planeta é de água, o corpo humano contém ¾ de sua formação em água, de tal forma que a água nos é indispensável para a manutenção da vida, água é sinônimo de vida.
O texto começa falando de água natural (h20) mas no seu ápice Jesus apresenta a (água da vida), Jesus vai até Samaria para levar aquele povo que tinha muito orgulho do poço de Jacó que tinha água natural para beber, mas estavam sedentos da água da vida.
No verso 1  e 2 Jesus está na Judéia e anuncia o evangelho e desperta o ódio e a perseguição dos Fariseus pois pelo ministério de Jesus havia mais discípulos e batizados do que João.
No verso 3- Jesus deixa a Judéia em sentido a Galiléia.
No verso 4 – Jesus sente uma necessidade de passar por Samaria.
Porque Jesus precisa passar por Samaria?  Se por ali não era o único caminho? Havia o caminho a esquerda de Cesaréia de Filipo e outro a direita que eram as campinas do Jordão por onde os Judeus passavam.
Para entendermos porque Jesus teve necessidade de passar em Samaria precisamos entender que Moisés em Dt 27.11,12 estabelece o monte Gerizim para o povo adorar o Senhor ( Moisés não entra na terra mas ele da a ordem ao povo). Apartir daí o povo entende que o monte da adoração é o monte Gerizim, e por muitas gerações isso acontece . Mas as gerações passam os anos se passam até que se levanta o rei Salomão e ele vai construir um templo para adoração mas ele constrói o templo em Jerusalém. A partir daí começa a confusão entre os Judeus e os Samaritanos, os Samaritanos dizem que o lugar de adorar a Deus é no monte Gerizim e os Judeus dizem não, o lugar de adorar a Deus é em Jerusalém.
A confusão fica tão séria que Judeus e Samaritanos não se falam mais, para se diferenciarem usam vestimentas diferentes. Os Samaritanos criam um sacerdócio paralelo, se fecham entre si com suas crenças e se tornam inimigos mortais dos Judeus.
Como se isso não bastasse Salomão morre, e com morte de Salomão o reino de Israel composto de 12 tribos se divide em reino norte com sua capital em Jerusalém com 10 tribos e o reino sul com 2 tribos e sua capital Samaria.
A briga entre Judeus e Samaritanos durou séculos até Jesus resolver por um ponto final nessa história.
Verso 5 – Jesus chega em uma cidade Samaritana chamada Sicar que é uma região desértica que faz parte das terras que Jacó havia dado ao seu filho José.
Que pai da um deserto pra seu filho? Porque agente aprende muito mais com os desertos, no deserto agente ora mais, agente chora mais, ama mais ,seu deserto é um presente de Deus, aquilo que não te mata te fortalece Deus esta te fortalecendo nesse deserto.
Verso 6 – Ali naquele deserto tinha um poço de Jacó, e Jesus cansado da viagem se assenta ali naquele poço para descansar por volta do meio dia.
Jacó levou 20 anos para cavar esse poço não desista do seu poço continue cavando...
Jesus esta sentado a beira do poço meio dia horário impróprio para retirar água os samaritanos tiravam água do poço as cinco horas da manha pois a agua estava mais fresca devido o grande calor do deserto.
Só ia buscar água no calor do sol do deserto de cinquenta graus do meio dia do deserto que precisa muito.
Verso 7 -  Veio a mulher Samaritana enclausurada, sofrida, amargurada, cheia de dores aflições e preconceitos para tirar água ela não fala com Jesus pois vê pela sua roupa que ele é Judeu, e além de Samaritanos não falarem com Judeus um homem não podia se dirigir a uma mulher em público na rua. Então Jesus a Pedi um pouco de água: Jesus diz ei mulher dai-me de beber, Jesus sempre toma a iniciativa para nos salvar.
Verso 8 – Jesus pede para os discípulos irem comprar comida, pois Jesus sabia que os discípulos iriam se escandalizar e não iriam entender o que estava pra acontecer ali.
De vez em quando Jesus vai mandar alguém que esta próximo de você pra ir ‘’comprar pão’’ por que eles não vão entender o mistério de Deus na sua vida.
Verso 9 – A mulher Samaritana cheia de angústia e cansada de ser humilhada por ali naquele local possivelmente ela já havia sofrido humilhações, ela agora tenta humilhar Jesus dizendo: ‘’Como sendo tú Judeu’’, ela iguala a Jesus aos outros Judeus, pede de beber a mim que sou ‘’mulher Samaritana’’, ela enfatiza mulher Samaritana pois naquela época não era de costume um homem se dirigir a uma mulher em público muito menos um Judeu a uma Samaritana.
Jesus aceita a humilhação da mulher Samaritana Fp.2-5- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus . Mas aniquilou a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens...
Verso 10 – Se conheceras o dom de Deus e quem que lhe pedes tú me pedirias água e eu te daria água viva.
A mulher ainda não entendeu Jesus ela o desafia no verso 11 e 12.
Verso 11- Ela diz tú não tem como tirar água, tú não tem corda, tú não tem cântaro e o poço é fundo, e no mais onde tem água vivi?
Verso 12- És tú maior que o nosso pai Jacó que nos deu esse poço, do qual ele bebeu, e seus filhos e seu gado?
Verso 13- Quem beber desta água tornará a ter sede, verso 14- mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, pelo contrario a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
Quem já bebeu  dessa água?
O tratamento da mulher muda, ela vê que ele não um judeu qualquer:
Verso 15 – Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscar.
Ela reconhece que precisa da água e pede da água com Jesus.
Verso 16 – Jesus diz, vai e chama teu marido e vem cá;
Verso 17 – Não tenho marido; replicou Jesus: Disseste bem não tenho marido;
Quem bebe da água confessa
Verso 18 – Jesus diz: Porque cinco maridos já tiveste, e  esse que agora tens não é teu marido;
Verso 19 – Diz a mulher: Senhor vejo que tú és profeta
Jesus é profeta, na igreja não tem hidromancia, não tem búzios, nem cartomancia, não se lê a mão, não se cobra consulta a igreja tem profeta!!!
Verso 20 – A mulher após compreender que Jesus é um profeta faz uma pergunta a Jesus:  Nossos pais adoravam neste monte; vós entretando dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve  adorar?
Verso 21 - Jesus responde vem a hora em que nem neste monte e nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Verso 22 – Vós adorais o que não conhecem, nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos Judeus.
Primeira classe de adoradores- Adoradores inconscientes – O príncipe deste século segou o entendimento, é o que Paulo vai chamar de mente cauterizada.
Adorador inconsciente precisa ver, precisa apalpar, precisa materializar .
Já o verdadeiro adorador acredita sem ver, pois a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem.
Segunda classe de adoradores- Adoradores conscientes- São aqueles que querem adorar pela razão...
Pela razão Golias mata Davi...
Pela razão 5 pães e 2 peixes não alimentam 5 mil...
Pela razão não da pra adorar a Deus !!
Verso 23 – Vem a hora e já chegou em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque são estes que o pai procura.
Verso 24- Deus é espirito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
Terceira classe de adoradores- Adorador em Espirito e em verdade- Esse adora sem ver porque adora pela fé, esse adora pela verdade da presença de Jesus em sua vida.
Verso 25 – Mais uma vez a mulher vai responder a Jesus: Eu sei que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier nos anunciará todas as coisas.
A mulher pensa que com essa afirmação vai por um ponto final conversa, mas era tudo o que Jesus estava esperando para se apresentar a ela.
Verso 26 – Jesus diz: Eu o sou, eu que falo contigo.
Verso 27- Os discípulos se chegam e se admiram que Jesus esta falando com a mulher, mas não disseram nada.
Verso 28 – Quanto a mulher deixou o seu cântaro, foi a cidade e disse aqueles homens:
Verso 29 – Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo o quanto tenho feito.
Quem sabe a mulher tenha entrado na cidade gritando achei uma flor gloriosa, quem deseja a mesma terá, achei a rosa de saron!!
Verso 30 – Saíram pois da cidade e foram ter com ele.
  Quem sabe quando mulher voltou os homens a perguntaram cadê o cântaro mulher, ela respondeu não preciso mais, agora eu tenho a fonte,  hoje a fonte de Deus vai jorrar na sua vida!!
Deixa o cântaro da mentira, do desespero, da agonia, da humilhação Jesus quer te dar água da vida aqui hoje!!
Quem bebe da água da vida contamina o outro ao seu redor, a mulher samaritana chamou os outros e pregou para toda a sua cidade, isso se chama contaminação espiritual, a boa notícia é que isso pega, vc não só vai receber de Deus mas vai passar adiante essa benção.
Pra concluir Jesus pra Salvar uma cidade ele não precisa de uma multidão, ele só precisa de uma pessoa por que isso pega!!

É melhor ser um samaritano salvo que se arrepende, do que um discípulo que se perde.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto