A esperança da glória

A bíblia foi escrita para que você tenha esperança: ( Rm.15.4) - porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito para que pela paciência e consolação das escrituras tenhamos esperança.
A esperança é o sonho do homem acordado. ( Aristóteles ) A esperança cristã ela é uma conexão entre perseverança fé e esperança.
Texto base:  (Colossenses 1.26,27)- Cristo em nós esperança da glória
Data em que a epístola foi escrita: (58-60 d.c) Paulo nunca visitou Colossos, o fundador da Igreja em Colossos foi Epafras um cooperador e amigo de Paulo converso através do ministério de Paulo em Éfeso.
Paulo escreve está carta aos Colossenses pois o sincretismo religioso era um problema na época, a tentativa de combinar as ideias de outras filosofias e religiões como o paganismo e o judaísmo com pensamentos gregos e misturar isso com a verdade Cristã resultou em uma heresia chamada gnosticismo ( nega a condição especial de de Deus e Salvador  de Jesus Cristo.
Paulo para tentar combater essa heresia que aparece em meio aos Colossenses ele escreve está carta ressaltando que Jesus é a cabeça da Igreja, que Ele é a imagem do Deus invisível, o Criador, o primogênito , mas o que eu quero destacar aqui é a esperança que Paula fala,  que Cristo cria em nós a esperança da glória ( Cl 1.27 ).
Existem pelo menos 2 tipos de esperança a natural e sobrenatural:
Dicionário esperança natural : Ato de esperar, expectativa ; aquilo que se espera.
Definição de Esperança sobrenatural: É a perseverante confiança em Deus.
A Esperança natural é a que todo ser humano em condições normais tem, a esperança de ser reconhecido no trabalho, a esperança de ter sua casa própria, de se casar ter filhos, de fazer uma faculdade, mestrado, doutorado etc... isso são exemplos de esperança natural, todos os homens possuem.
Essa esperança é natural terrena superficial quando comparada com a sobrenatural, a esperança natural que é a esperanças nas coisas naturais quando elas não acontecem as pessoas se frustram, adoece, umas entram até em depressão e outras em desespero até se suicidam quando se veem desesperados.( A esperança do mundo é a última que morre)
Mas a Esperança sobrenatural essa só quem conhece Jesus, só quem já nasceu de novo tem !
Precisamos ter uma esperança sobrenatural pois Paulo nos adverte em ( 1 Co 15.19 )- Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens.
A esperança sobrenatural está alicerçada em 4 pontos, todos aqueles que tem a esperança sobrenatural tem essas esperanças:
1-                       Vou ser perfeito – ( 1 Co 15. 52)-  Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
2-                       Vou ser eterno – ( Tito 1.2 ) – Na esperança da vida eterna que Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos.
3-                       Todas as minhas necessidades serão supridas- ( Filipenses 4.19)- E o meu Deus segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, todas as nossas necessidades.
4-                       Vou ver Jesus como ele é – ( 1 João 3.2) – Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser . Sabemos que quando ele se manifestar, seremos semelhante a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.
5-                       Vou morar no céu – ( 1 Pedro 1.4)- Para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós.
A esperança do Cristão ela nunca morre pois é sobrenatural, um dia ele foi a cruz do calvário e se entregou a morte mas ao terceiro dia ela ressuscitou!!!!
Exemplos de homens que tinham uma esperança sobrenatural:
(Jó -19.25) – Por que eu sei que o meu redentor vive e por fim ele se levantará sobre a terra.
(Atos 16.19-26) – Paulo e Silas após serem açoitados adorão ao Senhor na prisão e Deus não resiste sacudiu aquela prisão. Paulo muito sábio não fugiu ganhou a vida do carcereiro e de sua família pra Jesus e no dia seguinte foi solto.
( Filipenses 4.12-13 ) – Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundancia como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.
( Salmo 37.9) – O salmista Davi declara a minha esperança esta em ti Senhor! ( Muitos tem posto sua esperança nas mãos dos homens, coisas humanas nessa noite eu te desafio a colocar a sua esperança no Senhor!
( Matheus 6.33 )-  Buscai pois em primeiro lugar, o reino de Deus e sua Justica, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Muitos tem esperança em coisas terrenas, e são frustradas como na justiça, policia, pessoas, amigos, instituições, outras tem esperança nas cartas ou no taro, outras não saem de casa sem ver o horóscopo, e tem sua esperança frustrada, mas que tem a sua esperança em Deus jamais será frustrado!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto