O caminho do milagre



Texto base. Josué 3:5 Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós.
Introdução. Quase todos nós estamos em busca de bênçãos e milagres, pois somos limitados como seres humanos e nos vemos em situações difíceis de resolver em muitos momentos. Será que há um caminho para o milagre? Será que há fatores geradores de milagres?  Não é fácil explicar fatores geradores de milagres. E, quem sabe, nem seja possível fazer-se compreender totalmente, já que envolve subjetividades e conhecimentos prévios de cada um segundo sua cultura, religião ou tradição. Porém, ao analisar a bíblia e casos atuais, percebem-se alguns fatores em comum que acabaram por desencadear o milagre. Vamos analisar alguns casos em que é perceptível o comportamento específico do ser humano e a ação milagrosa de Deus.
1-O caminho do milagre é formado por uma expectativa inabalável. Marcos 5:28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. Não havia espaço para dúvidas no coração desta mulher. Em quase todos os milagres realizados, Jesus ia em direção dos necessitados.  O milagre nesta mulher foi gerado sem a ação planejada de Jesus. Não foi Jesus quem foi na direção dela, ela foi em direção a Jesus e o tocou. Ela tinha uma expectativa tão grande de receber o milagre através da presença de Jesus que dispensou qualquer cerimonialismo, apenas se aproximou e o tocou. Muitos estão na presença de Jesus a muito tempo, porém ficam esperando algum acontecimento extraordinário, esperam uma ação dos líderes ou dos pastores, quando a própria ação de fé é que poderia gerar o milagre.     
2-O caminho do milagre é formado por uma postura planejada de preparação espiritual.  Josué 3:5 Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós. Um erro comum na crença a respeito de milagres é a de que o milagre é uma ação puramente divina sem nenhuma participação do ser humano. Se fosse assim Josué não teria pedido uma preparação do povo de Deus e nem Jesus teria exigido fé das pessoas. O poder para o milagre vem de Deus, porém a ação de fé cabe a nós. Todo o capítulo 3 de Josué descreve o milagre da travessia do Rio Jordão. Para que este milagre acontecesse Josué pediu preparação do povo e também dos sacerdotes. Do povo pediu obediência e santificação, dos sacerdotes ousadia e fé. Josué pediu aos sacerdotes que levantassem a arca da aliança que simboliza a presença de Deus, além de pedir que colocassem os pés nas águas do rio antes que o milagre acontecesse, o que simboliza que os líderes precisam estar a frente em atos de ousadia e fé. Os líderes precisam jejuar, orar e lutar pela vitória dos seus filhos.
3-O caminho do milagre é formado por oração, humilhação e arrependimento. 2Crônicas 7:14  se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
a)Se o meu povo orar... Oração. A pessoa que é vencida pela dificuldade de orar está distanciando seu milagre. É natural que tenhamos dificuldades em orar por períodos mais longos, porém é possível vencer estas dificuldades e ser uma pessoa de oração. Lucas 11:9 Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. A oração que gera o milagre é a oração com tempo de qualidade, é a oração insistente, é a oração com fé, é a oração acompanhada por uma prática cristã.
b)Se o meu povo se humilhar... O orgulho impede muitas bênçãos de Deus. Tiago 4:6  Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Deus resiste ao orgulhoso. Não apenas deixa de abençoar, mas luta contra. Quase ninguém se diagnostica como sendo uma pessoa orgulhosa. Vemos o orgulho dos outros, mas não vemos nosso próprio. Porém é importante que venhamos nos humilhar diante do Senhor para que o milagre aconteça. 1Pedro 5:6  Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte.
c)Se o meu povo se converter... Atos 3:19  Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados. Conversão a Deus está diretamente ligada com arrependimento. A oração e a fé têm pouco poder de resultado se a pessoa não se arrepender das coisas erradas e se converte ao Senhor e caminha em santidade.
Conclusão. É difícil formular uma equação exata como sendo “a fórmula do milagre”, porém é fácil perceber elementos que estão presentes na vida daqueles que foram alvos dos milagres de Deus. Vamos fazer a nossa parte preparando-nos para os milagres. Vamos orar e jejuar, pedir perdão a Deus e as pessoas, ter expectativa do milagre, liberar a nossa fé e entrar nesses sete dias de fé e milagres com a certeza de que Grandes coisas estão por vir e o milagre vai acontecer.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto