terça-feira, 12 de julho de 2011

Aprendendo com a escolha de Ló

Texto base: Gn 13.11- Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.

Escolhendo Sodoma

Abraão e seu sobrinho Ló prosperaram e a terra em que viviam tornou-se conflituosa. "Os pastores de Ló contendiam com os de Abraão"(Gn13:7). Ló escolhe ir para Sodoma, um lugar aparentemente tranquilo, "parecia o Éden". Ló pensou: "Vou me dar bem". Não hesitou na escolha. Fitou bem os olhos em toda Campina do Jordão e a desejou. "Sombra e água fresca", era a promessa de Sodoma para o coração ilusório de Ló.
Ao seguir para a Campina do Jordão Ló dera as costas à Terra Prometida. Ele ultrapassou a fronteira da abençoada terra . Ló, virou as costas para Deus. Poderia ter feito como Rute na hora de escolher entre partir e ficar com a sogra Noemi:
"Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque onde quer que te fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus o meu Deus; onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti". Rt 1:16,17.A ambição de Ló destruiu sua família. A esposa virou estátua de sal, aprisionada aos desejos profanos de Sodoma e Gomorra. Suas filhas o embebedaram, tendo relações com ele. Ló não foi um homem feliz. Era justo, mas viveu sufocado e cansado pela maldade alheia (IIPedro 2:7)A responsabilidade do pecado não é individual ? Sim. Pergunto: Teria sido diferente a vida de Ló se escolhesse seguir com Abraão? Após a separação, muitas coisas boas aconteceram a Abraão. Ló não as compartilhou. Vejamos:
Abraão e Ló separam-se:

Ló: 
  • É levado cativo;
  • Dois anjos aparecem a ele anunciando destruição;
  • Sua família é destruída;
  • Ló tem herdeiros para a perdição.
Abraão:
  • Deus fala com ele e lhe promete um filho;
  • Três anjos aparecem e abençoa-o;
  • Nascem Ismael e Isaac, a família é aumentada;
  • Abraão tem herdeiros para posses eternas, frutos da aliança com Deus.
Escolhendo ZoarAo fugir da destruição de Sodoma, Deus aponta um caminho: " Ló, para o monte" (Gn 19:17). Ele se recusa: "Não Senhor, quero ir para aquela pequena cidade, deixa-me ir".  Ló escolhera a extensa Campina do Jordão. Agora, estava inseguro, amedrontado, incrédulo. Mesmo Deus lhe oferecendo largura, ele quis a pequenez. É como se ele dissesse: "Não Senhor, já não tenho grandes pretensões, quero apenas sossego".
"Saiu o sol sobre a terra quando Ló entrou em Zoar".(Gn 19:23)
Sodoma estava sendo esquecida com o nascimento de um novo dia: Novas esperanças, nova vida. Contudo, Ló viveu medíocremente em Zoar.
Antes de escolher Sodoma, a terra não comportara seus bens que competiam com os de Abraão. De Zoar, para o monte. Foi habitar em uma caverna com as duas filhas. (Gn 19:30). A apertada caverna comportara tudo que tinha. E todo o povo que seguira com Ló? Seus criados, seu gado, suas tendas? Provavelmente foi tudo destruído juntamente com Sodoma e Gomorra.
Os descendentes de Abraão não poderiam ser contados: Seriam como as estrelas do céu, a areia do mar, para o norte, sul, leste, oeste. Os de Ló, quantos seriam?


Escolhendo Deus
É possível acertar sempre nas escolhas? não. O mesmo Abraão que acerta, erra ao escolher ter um filho com Agar. A diferença é que Ló não só errava como se recusava a acertar. Ele era incrédulo. incredulidade gera desobediência.
Escolhemos certo quando buscamos a vontade de Deus. Quando percebemos que erramos e retornamos. Abraão tinha tanta fé, tanta certeza de que Deus era com ele que ofereceu Isaac em sacrifício, porque cria que Deus não o deixaria morrer; o ressuscitaria. "Deus proverá", disse Abraão. Hb 11: 8,11 diz que mesmo sem saber para onde ia, Abraão obedeceu porque "esperava a cidade definitiva, o céu".

Conclusão:
O segredo para se fazer a escolha correta é ter comunhão com Deus. Quaisquer que sejam as adversidades de nossa vida não esqueçamos de que Deus se interessa em nos consolar, nos fortalecer. É preciso, busca-lo.
Ló, não tinha a mesma comunhão de Abraão. É tanto que Deus anuncia a destruição de Sodoma e Gomorra a Abraão primeiramente: "Ocultarei eu a Abraão o que faço"? Gn 18:17. A intercessão de Abraão salva Ló.
Por isso, " Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor; a sua saída, como a alva é certa; e Ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia, que rega a terra". Oséias 6:3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário