A Visão da Possibilidade


Texto Base.
“São os teus olhos a lâmpada do teu corpo; se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; mas, se forem maus, o teu corpo ficará em trevas.” (Lc 11:34)
Introdução
Os olhos bons geram uma visão de vida boa e produtiva. Se a visão de uma pessoa for boa, colherá resultados segundo esta visão, se sua visão for fraca, obscura, distorcida, assim será seu futuro.
A postura positiva de um filho de Deus frente a vida é algo crucial. Não se trata de um positivismo humanista que tem por filosofia “eu posso, eu quero, eu vou conseguir”. A Palavra de Deus nos diz: “graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (I Co 15:57) A postura positiva é: “Deus pode, Deus quer e Ele me dará a vitória! Amém!
A visão antecede a realização. Uma pessoa visionária realiza grandes projetos. Às vezes admiramos alguém que tem visão de possibilidade e pensamos que ele é um sortudo por ter isto. Será que a visão de possibilidades é privilégio somente de alguns? Por que uns a têm e outros não?
1. A importância da visão de possibilidades.
a. Abrão. Quando Deus queria realizar os sonhos de Abraão, deu-lhe uma visão de possibilidades.  “Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.” (Gn 15:5)
b. Elias. Vendo uma pequena nuvem em meio a uma seca de três anos, anteviu grande chuva. “À sétima vez disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem pequena como a palma da mão do homem. Então, disse ele: Sobe e dize a Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te detenha.” (1Rs 18:44)
2. Os benefícios para você e para o Reino de Deus através da fé e da visão de possibilidade.
a. Abrão. Teve sua família muito abençoada. Deus lhe deu o filho Isaque através de um milagre, pois Sara era estéril. Fez história e foi chamado amigo de Deus. Deus estendeu a aliança para bilhões de pessoas através de Abraão.
b. Elias. Foi um dos maiores profetas de todos os tempos. Um homem que poderia ser chamado de homem-milagre, pois fazia muitos milagres pela fé.
3. Os malefícios para os que não sustentam uma visão de possibilidades.
Antes de Israel entrar na terra de Canaã, foram enviados doze espiões para espionar a terra a fim de lutar contra os moradores e tomar posse. Porém os doze espias discordaram no relatório. Dez deles não tinham visão de possibilidades e dois, Josué e Calebe, tinham. Através dos doze espias Israel teve a visão da terra, porém a visão ficou confusa por não estarem todos no mesmo espírito. Como a visão antecede a realização, se a visão foi confusa e a conquista também.
a. Os Dois. Relatório de Josué e Calebe que tinham a visão de possibilidades “Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” (Nm 13:30) 
b. Os Dez. Relatório dos desmotivados e sem visão de possibilidades. “Porém os homens que com ele tinham subido (os dez) disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” (Nm 13:31-33)

Temos uma forte tendência de darmos relatórios para as pessoas como os dez. Temos a tendência de piorarmos ainda mais a situação quando relatamos. Isto se chama MURMURAÇÃO. “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.” (I Co 10:10)  Os dez espiões negativos morreram no deserto e não entraram na terra, conforme visão que tinham. Já Josué, juntamente com Calebe, só não entrou na terra como foi o líder que após a morte de Moisés levou todos a vencer. O objetivo final do inimigo é matar, roubar e destruir, mas se ele não pode fazer isto, ele no mínimo quer tirar a visão de possibilidade da pessoa. Quando você vê alguém dando um relatório de sua vida como os dez espias deram, pode ter certeza que o inimigo minou sua visão para que não possa ver através da visão de fé. Nosso inimigo procura impedir a vitória ou diminuí-la. Por isto você deve falar em alto e bom tom que Deus tem te abençoado e que em Deus você vai vencer.
Aplicação.
A visão de possibilidade é uma escolha. Você pode escolher dar um relatório como os dez espiões ou como os dois. Dependendo da sua visão, conquistará ou não. Se quiser saber se será vencedor amanhã, basta olhar para sua visão agora. Deus te chamou para fazer história! Deus te capacitou para vencer seus inimigos! Deus preparou o paraíso para você, mas nada disto acontecerá se você não antever através da fé, através da visão de possibilidade. Você quer vencer a doença? Você quer vencer seus inimigos? Você quer um milagre? Veja-o antes de acontecer pelos olhos da fé, pela visão de possibilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto