O BOM CHEIRO DE CRISTO

Texto base João 12.1-8 "Foi, pois, Jesus seis dias antes da Páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera e a quem ressuscitara dos mortos. Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento. Então, um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, filho de Simão, o que havia de traí-lo, disse: Por que não se vendeu este ungüento por trezentos dinheiros, e não se deu aos pobres? Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava. Disse, pois, Jesus: Deixai-a; para o dia da minha sepultura guardou isto. Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes".

Evangelhos sinóticos: são os evangelhos escritos de uma mesma perspectiva ou prisma (ponto de vista).
Ex: Mateus, Marcos, Lucas
Não sinótico: João

Porque 4 evangelhos? Porque haviam 4 povos.

Matheus = judeus= Rei= prometido
Marcos= romanos= Servo= divino
Lucas= gregos= Homem= perfeito
João=cristãos= Deus=poderoso

O evangelho de João foi escrito em torno do ano 90 D.C pelo apóstolo João.
João o apóstolo do amor, aquele que além de reclinar a cabeça no peito de Jesus, também foi capaz de ouvir as batidas do seu coração.

''Tema do trabalho levando o evangelho o bom cheiro de Cristo.''

Quando olhamos para o tema logo entendemos que Cristo tem um bom cheiro, e assim tem que ser a vida daqueles que o seguem e o servem, devem cheirar bem, não somente no sentido literal, mas também no figurado.
Porém, na maioria das vezes, não é assim que acontece e por este motivo eu quero falar com os irmãos que lêem este artigo, sobre os vários cheiros e alguns até mal cheirosos, sabendo da nossa capacidade de distinguir as coisas através do cheiro.

Existem dois tipos de perfume: o do mal e o perfume do bem

Perfume do mal: é algo que vem sendo usado por ladrões que se apresentam como vendedores de perfumes. Eles se aproximam das pessoas com uma amostra grátis e ao espirrar aquele produto na pessoa, alguns segundos depois, ela fica desacordada, e o ladrão pratica o furto.

Perfume do bem: Que é um aroma agradável, que é exalado por todo aquele que tem Jesus Cristo na sua vida e é esse perfume que nós queremos falar nesta noite. (O bom perfume de Cristo).


Explicação
Jesus estava em Betânia (3 quilômetros de Jerusalém) na casa de Simão o ex-leproso.
Estavam presentes neste jantar 6 pessoas: Simão o ex-leproso, Maria, Marta, Judas, Lázaro e Jesus.

Simão: Era um homem que cheirava mal, ele possuía lepra, uma doença que consumia todo o seu corpo, ele não podia viver em sociedade, tinha que viver isolado em uma vila para leprosos, não podia abraçar os seus filhos não podia beijar a sua esposa, ele era privado de muitas coisas.

Mas este mesmo homem um dia teve um encontro com o Senhor Jesus Cristo e a sua vida mudou, ele teve uma experiência com Cristo e foi curado, dali em diante o seu cheiro passou a ser cheiro de purificação, milagre, cura.

Obs.: A bíblia não pode ser apenas um livro de leitura, mas sim um livro de experiências!!!


Lázaro: Era amigo de Jesus. Certa vez, se acometeu de uma enfermidade e morreu. Depois de três dias que já havia sido colocado no túmulo e já cheirava mal, Jesus chegou lá e não quis saber se Lázaro cheirava mal, Jesus só quis que tirassem a pedra.
Qual é a sua pedra?
Quando tiraram a pedra Jesus disse: Lázaro saia para fora! E Lázaro ressuscitou!
Lázaro agora cheirava restituição, ressurreição, nova vida...
Lázaro foi o único que não disse nada nesse, jantar sabe por quê?
Porque que quem nasceu de novo não precisa dizer nada, a sua vida diz tudo.

Marta: Marta era irmã de Maria e se destaca nesta passagem por que cheirava trabalho, serviço. Marta servia, estava envolvida com o trabalho no jantar.

Judas: cheirava mal, cheirava avareza, egoísmo, traição, ambição, hipocrisia...
Judas disse que foi um desperdício a entrega de Maria. Talvez alguém tenha dito que você está desperdiçando a sua vida. Mas saiba que você está tomando a atitude certa, na hora certa e no tempo certo.

Jesus: cheirava vida, amor, esperança, ressurreição, alegria, sustento, simplicidade, perdão, compaixão...

Maria: cheirava dedicação, entrega total, sem reservas, adoração...
Eu gostaria de falar sobre a dedicação de Maria:

1- Dedicação exclusiva: ela derrama o perfume sobre Jesus (ela demonstra esperança e amor) demonstra a suficiência em Cristo (ela não guardou um pouco para ela ou para outra pessoa, simplesmente entregou tudo para o Senhor Jesus.)

2- Dedicação sem reservas: ela não somente entregou exclusivamente, mas totalmente ao Senhor o perfume, não restou nenhuma gota.
Certa vez um aleijado perguntou ao Pastor se Deus aceitava um homem pela metade, e o Pastor respondeu que Jesus aceitava um homem pela metade que se entregue totalmente, mas não aceita um homem inteiro que se entregue pela metade.
Neste momento eu quero te pedir para se entregar totalmente ao Senhor!!

3- Dedicação sem retorno: Maria fez uma entrega sem retorno, ela não podia voltar atrás, ela não olhou para traz!

Conclusão: Rompa com as pontes que fazem ligação com o passado, com retorno; não pense em voltar para o mundo, para o passado, mas que nós possamos caminhar há diante com Cristo!

Pedro certa vez disse: “Para onde iremos nós se só o Senhor tem palavras de vida eterna”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Obede-Edom um homem que soube valorizar a presença de Deus

Os 7 Mergulhos de Naamã.

Isaque e a arte de cavar poços no deserto